Ujatoba_vinho

Era uma vez… – O vinho mais caro da história

por Ricardo Ganc

Quanto vale uma garrafa de vinho? Quanto eu pagaria por uma garrafa de vinho? Quanto já se pagou por uma garrafa de vinho?

Segundo Robert Parker (um dos nomes mais importantes do vinho), qualquer coisa acima de 30 dólares, no melhor dos vinhedos, é lucro! Porém, eu não sou ele e nem vocês.

Mas, já adianto, que tem muito louco por aí que paga fortunas por uma garrafa que pode cair no chão e quebrar, em menos de 1 segundo. Quanto pode valer algo tão efêmero? Pois bem, é aí que começa a nossa história.

O livro: “O vinho mais caro da história. Fraude e mistério no mundo dos bilionários” trata desse tema.

No início dos anos 1980, surge no mercado um alemão, que refere ter descoberto, vinhos raríssimos de uma adega “secreta”. Inclusive com vinhos que pertenceram a Thomas Jefferson.

Para quem não sabe, Thomas Jefferson, foi diplomata em Paris no final dos anos 1700. Ele desenvolveu uma paixão por vinhos inacreditável e teve uma das maiores adegas dos EUA daquela época.

De qualquer forma, esse alemão (Hardy Rodenstock) começa promover degustações com as maiores celebridades do mundo do vinho, com vinhos maravilhosos, provenientes dessa adega misteriosa.

No final de 1985, ele põe em leilão na Christie’s, uma garrafa raríssima e muito especial. Um Chateau Lafite 1787. Mais do que isso, a garrafa tinha as iniciais de Thomas Jefferson, provavelmente, o presidente mais popular dos EUA. Quanto vale isso?

Nem precisa tentar adivinhar. O lance vencedor foi de meros 156.000 dólares. Isso significa, cerca de 500 mil dólares hoje (1.200.000 reais).

Essa história rolou por anos. Degustações sensacionais, glamour e o alemão ficando muito rico. Essa história perdurou até o final dos anos de 1990, quando um comprador estraga prazeres resolveu estudar mais profundamente uma das garrafas arrematadas. Eis que: era falsa.

O livro conta a história da investigação, das degustações e de todas as personalidades do vinho durante esse período.

Em uma narrativa deliciosa e fácil de ler, é prazer na certa. E livros, sempre, valem quanto custam.

Saúde!

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!