Ujatoba_ricardo_vinho

ERA UMA VEZ: EDIÇÃO DA COPA EM HOMENAGEM AO LUIS SUAREZ…

por Ricardo Ganc

O Uruguai, com apenas 3 milhões de habitantes, um presidente mais que liberal e dono de 2 Copas do Mundo, é um capítulo a parte na viticultura mundial.

Com um terroir único em uma região propensa ao plantio de vinhas, é um dos destaques da viticultura americana. E, assim como a Argentina tem Messi e a Malbec, os uruguaios têm Suarez e a Tannat. Essa uva, apesar de pouco conhecida por aqui, é muito antiga e de uma região do sudoeste da França, chamada Madiran, onde ainda é muito utilizada.

Chegou ao Uruguai na segunda metade do século XIX, com imigrantes franceses e ficou meio esquecida, até que, por volta de 1970, ela voltou a ser cultivada e, posteriormente adorada. Lá, também é chamada de Harriague, em homenagem a Dom Pascual de Harriage (imigrante que trouxe a Tannat ao Uruguai). A uva Tannat nos oferece vinhos intensos, tanto na coloração, quanto nos aromas.

Na boca é um vinho com taninos bem marcados, uma estrutura inquebrável e muita fruta. Ou seja, vinhos praticamente mastigáveis.

Por tudo isso, praticamente nada o que você for harmonizar, será suficiente para passar por cima desta uva. Para se ter ideia, é das poucas uvas que podem combinar com feijoada!!!

São vinhos um pouco duros e frequentemente adstringentes, mas todo enófilo que se prese, precisa experimentar.

Sugestões de vinhos com a uva Tannat

2012 Don Laurindo reserva Tannat, Brasil. 45-55 reais.

2011 Don Pascual Tannat Roble, Uruguai. 60-80 reais.

2009 Ysern, Tannat grand reserva, Uruguai 55-65 reais.

2009 Amat Tannat, Uruguai, 160-180 reais

Saúde!

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.  

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!