Ujatoba_selma

Entenda melhor a bursite e a tendinite

por Selma Amaro

Bursite e tendinite são processos inflamatórios e têm sintomas bem semelhantes. A bursite é o nome dado à inflamação da bursa, uma pequena bolsa que contém líquido que lubrifica as articulações, funciona como amortecedor e reduz o atrito entre ossos, tendões e tecidos musculares. As lesões acontecem no tendão que ela protege (tendinite) e as articulações mais afetadas são os ombros, os cotovelos, o quadril e os joelhos.

A bursite pode ser hemorrágica ou inflamatória. A primeira pode ser causada por eventos traumáticos e a segunda pelo uso excessivo e repetitivo das articulações, lesões por esforço, artrite reumática e gota.

Tendinite é uma inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso.  Ela pode acontecer como uma decorrência da lesão ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade. Normalmente atinge o cotovelo, o calcanhar, o ombro e o pulso.

Nessas doenças inflamatórias temos a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho), causados pelo desgaste de estruturas musculoesqueléticas, que hoje atingem várias categorias profissionais.

Procure um médico se você se enquadra em um desses sintomas, até para que possa fazer o diagnóstico certo. Essas doenças de articulações são muito parecidas. Não podemos esquecer nem do Reumatismo. É o termo genérico usado para designar um grupo de doenças caracterizadas por dores e restrições dos movimentos que afetam articulações, músculos e esqueleto. Alguns exemplos são as artrites, mialgias, neurites e processos similares.

As queixas mais comuns dessas inflamações são:

Dor localizada, irradiada ou generalizada, desconforto, fadiga, sensação de peso, formigamento, dormência, sensação de diminuição de força, inchaço, enrijecimento muscular, choques nos membros, falta de firmeza nas mãos, vermelhidão na região dolorosa e calor na articulação.

Há vários tratamentos para essas inflamações. Procure saber o que será melhor para você, mas podemos aliviar e até evitar os problemas com terapias naturais e alternativas.

Na próxima semana, vamos falar dessas terapias naturais e alternativas.

 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!