Ujatoba_Paella-vinho-Thinkstock

ENOGASTRONOMIA: COMO COMBINAR VINHO COM PAELLA

por Ricardo Ganc

Em homenagem à campeã mundial, eliminada na primeira fase da Copa do Mundo, vamos ver como combinamos a espanholíssima Paella com vinho. De origem simples, a Paella parece ter surgido em Valência há cerca de 1000 anos. Era uma mistura de arroz com vegetais e carnes brancas (coelho, pato, galinha, porco e caracóis).

A origem do nome tem a ver com a panela em que a comida era feita e não ao prato em si. Existem vários tipos de Paella diferentes (até negra). Porém, há 3 principais: a valenciana (já descrita acima), a com frutos do mar e a mista (uma mistura das outras duas).

Que vinhos combinam com essa “mistureba de sabores e odores”?

Aqui, precisamos de aromas marcantes, algum “peso” e uma boa acidez. Os taninos podem ser ausentes ou muito leves. Isso tudo, para fazer frente ao prato, sem atropelá-lo.

A Paella valenciana e a mista precisam de mais corpo e estrutura no vinho, para combinar.

Mesmo assim, a tendência de harmonização com as 3 paellas, são os vinhos brancos, espumantes ou rosês.

Se formos aos brancos, alguns gostam de combinar com vinhos da uva Albarinho, o que particularmente, não me agrada, pois apesar de uma acidez altíssima, falta corpo e complexidade.

Prefiro vinhos brancos com alguma madeira e, pra fazer uma compatibilização cultural, adoro os espanhóis.

A outra opção é a combinação com vinhos rosês, cujas características organolépticas casam muito bem com as Paellas.

Pra ser um pouco diferente, podemos tentar um espumante, mas precisa ser algo mais “parrudo”, para não acontecer o mesmo que o Albarinho.

Não gosto de tintos com Paella, mas alguns podem defender a compatibilização com tintos bem leves e com boa acidez (Pinot Noir por exemplo).

Sugestões de vinhos que combinam com Paella.

2010 Conde de Valdemar Fermentado em Barricas. Rioja, Espanha. 105-110 reais.

2011 Crios Malbec Rose. Mendoza, Argentna 55-70 reais.

NV Filipa Pato 3Bs Rose-Brut. Bairrada, Portugal  55-65 Reais.

NV Chandon Espumante Brut Rose, Brasil. 55-70 reais

Lehaiim!

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!