Ujatoba_hamburguer

Enogastronomia: Como combinar vinho com hambúrguer

por Ricardo Ganc

Muita gente acha uma loucura essa combinação. Afinal de contas, a cerveja reina neste território desde que eu me conheço por gente. O pior de tudo é que as cervejas leves, como nós brasileiros ficamos acostumados a beber com hambúrgueres, é absolutamente atropelada pela suculência da carne e a riqueza dos temperos.

Há alguns anos, as cervejas encorpadas e ricas, tanto belgas, quanto alemãs, começaram a romper um pouco o cerco das nossas pilsens.

Aquilo foi só o começo. Mais alguns anos se passaram, quando houve um “boom” de pequenas e excelentes cervejas artesanais brasileiras que, realmente ameaçaram o reinado da pilsen nas hamburguerias.

Se você for me perguntar, naquela hamburgueria barulhenta, cheia de gente, com um clima relaxado, eu combino Hambúrguer com cerveja, assim como com PIZZA. Uma “red ale” ou uma “pale ale” descem maravilhosamente bem com hambúrguer (Eisenbahn, ST. Gallen ou a Bad Moose- todas brasileiras).

Porém, alguns resolveram levar hambúrguer mais a sério e inventaram vários tipos, com “coberturas”, temperos etc. Neste caso, o vinho pode ser uma boa pedida. E aí, como combinar uma mistura de carnes, com queijo, pão e temperos.

O fato é que, de uma maneira geral, precisamos de algum tanino, acidez e corpo para acompanhar a gordura do queijo, o peso da carne e a riqueza dos temperos.

Ao mesmo tempo, precisamos de um vinho alegre e jovem e não austero e cheio de nuances, como o sanduiche pede.

Os americanos adoram combinar hambúrguer com Zinfandel, que na Itália é sinônimo de Primitivo de Mandúria. Os Australianos preferem o Shiraz. Já os Franceses preferem a morte a comer cat-chup e ainda mais com vinho!!

Eu não sou tão radical e acho que um vinho jovem com bastante fruta vai muito bem, mas não tão bem como uma bela cerveja!!!

Em homenagem ao Hambúrguer (apesar dos americanos considerarem uma invenção deles), hoje, sugestões de vinhos alemães:

2011 J.L. Wolf Villa Wolf Pinot Gris Qba, Pfalz, Alemanha. 75-85 reais

2004 Selbach-Oster Wehlener Sonnenuhr Riesling Kabinett, Mosel, Alemanha. 90 reais

2011 Weingut Donnhoff Riesling, Nahe, Alemanha. 110-120 reais.

2006 Fritz Haag Riesling Br. Juffer Beerenauslese, 375 ml, Alemanha. 720 reais.

Lehaiim!

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!