Universo-Jatoba-caracteristicas-mulheres-2

Emancipação feminina e o dia 8 de março

por Dr. Thomas Moscovitz

Entramos em março, o mês da mulher.

No artigo desta semana abordarei como tema as principais conquistas das mulheres em relação ao próprio corpo, começando pelo desenvolvimento da pílula anticoncepcional, em 1960, época em que ficou conhecida como a era da emancipação feminina.

Na época, as mulheres passaram a ter o controle de sua sexualidade e entender e fazer suas próprias escolhas em relação ao seu objetivo familiar. Além disso, o sexo passou a ser visto de outra forma, não apenas como método de reprodução.

Logo depois, outros métodos contraceptivos se popularizaram, transformando a gravidez em algo realmente planejado. Há poucos anos, isso era impossível.

Atualmente, as mulheres têm total liberdade para escolher como e quando querem engravidar. Outros avanços estão com as opções em técnicas avançadas de reprodução e o modo como o parto será realizado; tudo isso decidido única e exclusivamente por elas.

Em relação à prevenção as coisas também mudaram bastante. Antigamente, falar sobre isso com os pais era considerado um dos maiores tabus familiares. As meninas não tinham nenhum tipo de informação e amparo. Hoje, é comum ver os consultórios dos ginecologistas repletos de mães e filhas juntas; apesar de termos evoluído em relação ao assunto, algumas famílias ainda interpretam a sexualidade com preconceito.

Parece exagero quando pensamos que num passado não muito distante, as mulheres eram tratadas como algo secundário. Estamos tão acostumados a vê-las fazendo absolutamente tudo e sendo donas de suas vidas, que pensar que algum momento da história não foi assim, parece ficção.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março por um fato triste ocorrido em 25 de março de 1911, em Nova Iorque (EUA). Os protestos feitos por operárias das fabricas têxteis por melhores condições de trabalho e salários, estavam a todo o vapor desde o final do século XIX. Segundo relatos, 129 operárias foram trancadas numa destas fábricas e queimadas vivas – como vingança por seus protestos.
Hoje, o Dia Internacional da Mulher é usado para lembrar todas as conquistas das mulheres nos campos sociais, político e econômico.

E só tenho a desejar a você, mulher, mais e mais conquistas.

Parabéns a vocês por todos os dias.

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!