3 - Os cabelos devem ficar longe do rosto

Dormir bem melhora a performance esportiva!

por Giana Ramos

Com os jogos olímpicos batendo na porta escolhi falar sobre esse assunto; quando não dormimos bem o corpo fica quebrado como se tivesse passado um caminhão por cima, Os músculos ficam mais lentos, ocorre queixas de dores de cabeça, não conseguimos comer bem, enfim abre-se uma cascata de problemas que não cessam até a hora de, finalmente dormir. Imagine se nesse dia houvesse uma prova das Olimpíadas do Rio 2016? Pior que com toda a ansiedade certamente os atletas perdem noites de sono durante o período olímpico, pensando nisso vou escrever sobre os prejuízos que não pregar os olhos a noite inteira pode trazer para a performance esportiva.

O que é o sono?

 

Os estudos sobre sono são antigos, mas a cada em nova pesquisa são encontrados dados interessantes que muitas vezes contesta a informação anterior. Fui atrás do Instituto do sono aqui de São Paulo para entender melhor como funciona esse período que estamos de olhos fechados. Descobri que o sono utiliza-se do sistema nervoso central quase que inteiro, ao contrário do que se imaginava, pensavam que durante o sono o cérebro descansava, mas não, ele fica ativo. Existem dois momentos: sono mais lento (não REM) e o sono com atividades cerebrais mais rápidas (sono REM), esses dois estágios vão se alternando durante o tempo em que permanecemos na cama. A hipótese mais difundida é que o sono serve para a recuperação do organismo e do gasto energético durante o período de vigília, mas não é descartada as teorias que afirmam que o sono excreta substancias químicas no cérebro responsáveis por consolidar a memória, regular a temperatura corporal e recupera as células danificadas durante o dia, fazendo uma parábola é como se fechasse a loja para balanço.

 

O atleta e o sono!

Todo atleta sonha em melhorar sua performance, diminuir o tempo, fazer mais pontos, enfim, se superar. Para isso o sono é indispensável, pois garante o bom funcionamento hormonal, fisiológico, e psicológico do corpo.

Uma pesquisa realizada no laboratório do sono em Stanford testou jogadores de futebol da própria universidade, a pergunta era: Um tempo maior de descanso melhora o desempenho em campo? Os participantes foram orientados a manter os padrões de sono nas primeiras duas semanas da temporada, a maioria dormia menos que oito horas por noite; na segunda etapa da temporada com duração de oito semanas os jogadores foram orientados a dormir o máximo possível, algo em torno de 10 horas por dia. Além do desempenho foram analisadasas estatísticas das partidas que os atletas disputaram, mudanças de humor e níveis de sonolência. Os resultados da segunda etapa foram ótimos, os participantes corriam mais rápido, ficaram mais ágeis, os níveis de fadiga e sonolência caíram além de estarem mais felizes. Os pesquisadores ficaram tão entusiasmados que repetiram o estudo na equipe de nadadores e tenistas também com excelentes resultados.

 

Desempenho esportivo e noites mal dormidas!

Os atletas estão condicionados ao treinamento exaustivo, a dietas específicas, exercícios dos mais diversos, porém em muitos casos não se preocupam com as horas de sono. Dormir pouco desencadeia problemas de obesidade, pois o sono traz saciedade, diminui a fabricação de insulina podendo facilitar o aparecimento da diabetes mellitus.Os estudos mostram que oito horas de sono é o suficiente para a recuperação das fibras musculares, o estudo de Stanford concluiu que quanto mais horas de sono melhor será para a performance esportiva, além de aumentar a expectativa e vida e manter o bom funcionamento do corpo.

A boa notícia é que apenas após 30 horas de restrição ao sono o desempenho físico de atletas é alterado, então mesmo sofrendo com a ansiedade pré- competição é possível manter os rendimentos. Foram avaliados também as noites com restrição parcial de sono, o atleta só podia dormir 2,5 horas e também não apresentou nenhuma alternância nos resultados aeróbicos e de força muscular, os cochilos para atletas que sofreram privação de sono é uma ótima saída.

Como dormir bem?

Para ter uma ótima noite de sono existem alguns conselhos que podemos seguir:

  1. Alimentação leve pelo menos 3 horas antes de dormir.
  2. O quarto deve estar fresco.
  3. Dormir no escuro é sempre melhor, pois o escuro estimula a produção de melatonina, hormônio responsável pela regulação da temperatura corporal, pressão arterial e níveis de glicose.
  4. Crie uma rotina de sono, esse hábito traz cadência para o corpo.
  5. Não ingerir cafeína de 4 a 5 horas antes de dormir.
  6. Não beba muitos líquidos a noite.
  7. Dormir de lado é sempre melhor.
  8. Use um travesseiro que complete o espaço entre o colchão e orelha, para não acordar com dor cervical.

 

Agora é só ir dormir tranquilo para treinar forte amanhã. Boa noite!

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!