Ujatoba_selma1

Dores nas costas. Veja como aliviá-las

por Selma Amaro

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 85% a 90% da população sofre ou ainda vai sofrer desse mal, o que representa um impacto sócio econômico muito importante já que todo o ano perde-se milhões de dias de trabalho por causa de dores nas costas.

No Brasil, dor nas costas é a maior causa de aposentadoria por invalidez. A maioria das queixas físicas está relacionada com dor nas costas. As razões pela quais as pessoas são acometidas pela dor são diversas. Elas podem ser leves ou extremas, rápidas ou constantes.

As causas mais comuns estão relacionadas à:

– Postura errada;

– Distensão dos músculos;

– Pressão sobre os nervos;

-Vida sedentária, espasmo muscular, ciática;

– Gravidez, obesidade.

Outras causas ligadas à dor nas costas e que devem ser observadas sempre – e procurar orientação médica para um tratamento especifico – são:

– Hérnia de disco ou pró-lapso de um disco. Regiões cervicais e lombares são as mais afetadas.

– Osteoartrite (artrose) e Osteoporose. A primeira é uma doença das articulações e a segunda de enfraquecimento dos ossos.

– Estenose raquidiana, que é um estreitamento do canal raquidiano que comprime a medula espinhal e os nervos.

– Artrite reumatoide (degeneração da cartilagem articular)

– Fibromialgia (síndrome comum em que uma pessoa sofre de dores por todo o corpo) ou polimialgia (doença inflamatória que provoca o enrijecimento dos músculos).

– Hiperlordose (uma curvatura excessiva da coluna para dentro), escoliose (desvio da coluna vertebral  para a esquerda ou direita, resultando em um formato de “S” ou “C”) e hipercifose (aumento anormal da dorsal o famoso concorda).

Atenção para dores que não estão relacionadas com as costas, como infecção urinária cálculo renal, apendicite, pedra na vesícula, endometriose e cistos ovarianos.

Embora a dor nas costas seja um problema de natureza física, os fatores psicológicos não devem ser esquecidos. Estresse e ansiedade contribuem para uma musculação rígida.

Se você se encaixa em uma desses casos, procure orientação médica, principalmente terapias alternativas que podem ajudar e muito a aliviar alguns sintomas.

Para prevenir dores nas costas, faça a atividade física ideal para o seu problema, divida o peso quando for às compras; ao abaixar-se para pegar algo, flexione ambas as pernas. Se for objeto pesado, abaixe até ficar de cócoras; ao sentar, procure manter a coluna reta e a região lombar bem apoiada. Diante do computador, escolha uma cadeira que dê apoio à parte inferior das costas.

Alguns exercícios ajudam aliviar as dores nas costas. No início, faça cada um deles sem muito esforço e, se sentir muita dor no momento, pare imediatamente.

– Comece sentada com as pernas esticadas. Coloque os braços atrás das costas para manter a coluna reta caso tenha dificuldade. Encaixe a lombar e sente-se sobre os ísquios. Permaneça nessa posição por três respirações.

– Inspire e eleve o braço para o alto. Expire soltando os braços em direção aos pés.

– Ainda sentada, una as plantas dos pés e segure com as mãos. Faça vários balanços para esquerda e para a direita, desça e suba o joelho.

– Deite-se de costas com as pernas esticada e os braços ao longo do corpo. Inspire, flexione os dois joelhos e abrace os com as mãos suavemente para o peito, soltando o ar e elevando a cabeça em direção aos joelhos.

– Com as pernas dobradas, abrace-as e faça movimentos laterais para esquerda e direita.

– Sente-se, sobre os tornozelos e flexione o tronco alongando suavemente a coluna. Descanse com os braços a frente.

– Deite-se, agora de barriga para baixo, com as pernas esticadas e palmas das mãos apoiadas no chão ao lado do peito. Erga a cabeça e o tronco até o umbigo.

Repita esses exercícios cinco vezes e aumente o tempo de permanência quando sentir que está mais relaxada.

Lembre-se: o corpo fala o tempo todo. Existem algumas posturas predominantes que demonstram nosso estado interior, mas podemos mudar a partir do momento que ficamos conscientes e alteramos nossas posturas não só físicas, mas alterações diante da vida.

 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!