universo-jatoba-pes-selma

As dores dos pés

por Selma Amaro

A principal função dos pés é a locomoção e estabilidade corporal. O pé humano se caracteriza como uma complexa estrutura que atua como suporte do corpo, recebendo e distribuindo informações para o sistema nervoso. Para desempenhar funções corretas é necessário que os pés estejam descalços ou com calçado adequado.
A estrutura dos pés é composta por vários ossos que se movem entre si e tem duas principais funções: Adaptar os pés as desigualdades do solo e criar condições para impulsionar o passo.
Os maiores problemas das dores nos pés são causados por sapatos apertados por isso à importância de escolher o calçado ideal, hoje temos muitas opções dependendo da função a que se destina, tem os calçados para atividades esportivas, para uso profissional e para o dia a dia. Infelizmente os fabricantes de calçados para o dia a dia estão muito mais preocupados com a estética do que em funcionalidade e conforto. O sapato ideal tem as seguintes características:

– Sola deve ser flexível e antiderrapante
– A largura e a altura do pé devem ser bem acomodadas
– O bico do calçado deve seguir a forma da ponta do pé
– O salto não deve impedir que o calcanhar tenha pontos de apoio no chão.

universo-jatoba-pes-selma

As principais dores dos pés são:

– Calos se formam pelo atrito ou pressão da pele nos locais dos dedos, nas plantas dos pés ou nos calcanhares. A pele torna-se muito grossa devido ao aumento da quantidade de células mortas na camada da pele gerada pela pressão constante nesta área.
– Joanete na maioria das vezes são sapatos apertados e de bico fino que exercem pressão no dedão do pé, a articulação incha a pele fica vermelha e dolorida, com calosidade na extremidade interna do dedão do pé que é forçado a rodar em direção aos outros dedos.
– Unha encravada surge normalmente no dedão do pé quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha.
– Verrugas plantares são lesões que desenvolvem na planta dos pés e, muitas vezes, são confundidas com os calos. A presença de pequenos pontos escuros no centro das lesões sugeriu o nome popular de “olho de peixe” pelo qual também são conhecidas.

Para tratamento e alívios para esses sintomas:

Ao lavar os pés no caso dos calos retire toda a pele rugosa esfregando com pedra-pome hidratando-os de seguida com creme ou loção hidratante, para que não fique ressequada.
Em um recipiente coloque um dente de alho triturado e misture com azeite. Coloque a mistura sobre a dureza, cobrindo-a com um pano ou gaze.

Para a joanete use meias com calçado confortável para evitar o atrito com o sapato.
Mergulhe os pés diariamente durante 20 minutos em água quente com uma colher de sopa de sais Epson alem de massagear a área afetada com óleo de lavanda, alfazema, camomila ou gerânio.

Nas unhas encravadas mergulhe as unhas em água morna. Faça isto pelo menos quatro vezes ao dia durante 15 minutos. A imersão pode reduzir o inchaço e aliviar a dor.
Para a verruga plantar encha uma bacia, suficientemente grande para colocar os pés, com água morna. Coloque o pé no recipiente e deixe-o de molho durante 15 a 20 para amolecer e raspe delicadamente a verruga com uma pedra pome ou pode utilizar um raspador de língua de plástico para esfregar as células mortas. Enxágue o pé com água quente para remover totalmente as células mortas, depois seque com uma toalha.

Massagens para pés cansados e doloridos:
Unte suas mãos com óleo vegetal com essência de cravo ou manjericão que são antissépticos ou eucalipto que alem de agir como antisséptico é analgésico, cicatrizante, fungicida e bactericida. Sentada de uma forma confortável, segure um dos pés apoiado na outra perna e com as palmas das mãos espalhe o óleo no peito e na sola dos pés deslizando as mãos em um vai e vem, faça amassamento começando nos dedos dos pés ate calcanhares. Massageie o pé com o polegar com movimentos firmes e circulares, alongando os dedos, movimentos de flexão dos pés. Finalizando procure andar descalço sempre que possível e ande pela areia, terra e mar.

Procure sempre um medico na duvida de alguns sintomas ou uma podóloga que poderá não só tratar seu problema como indicar um tratamento correto para seu caso.

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque” em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!