universo-jatoba-depressao2

A DOENÇA DO SÉCULO: DEPRESSÃO

por Giana Ramos

“Tentamos uma nova droga, uma nova mistura de drogas, e subitamente caio em minha vida de novo, como um ratinho colhido na tempestade atirado três vales e duas montanhas longe de casa. Consigo encontrar meu caminho de volta. Sei que vou reconhecer a loja onde comprava leite e gasolina. Lembro da casa e do celeiro, do ancinho, das xícaras azuis e dos pratos, dos romances russos de que gostava tanto, e da camisola de seda preta que ele certa vez enfiou dentro da minha meia de natal.” (texto extraído do livro: Demônio do meio dia – Uma anatomia da depressão, de Andrew Solomon).

Iniciei esse texto com essa citação, pois a depressão e as doenças emocionais são o mal desse século. No trecho podemos observar uma mulher que após dias ou meses fora do seu estado normal consegue com ajuda médica encontrar uma combinação farmacológica favorável ao seu quadro, e então ela tem a difícil tarefa de retomar a vida do ponto em que parou, imagina a dificuldade que essa pessoa está passando? O trabalho mudou, a família, os amigos a sociedade em volta; está tudo diferente e ela ainda sob efeito de medicamentos muito fortes tem que se reencontrar.

O livro do Andrew Solomon conta a própria batalha que o autor travou contra a depressão, mostrando um retrato monumental sobre a doença que nos assola, as medicações disponíveis, a eficácia do tratamento alternativo, o impacto do distúrbio nas várias populações, as implicações históricas, sociais, biológicas, químicas e médicas da depressão; enfim é uma ótima e cumprida leitura (pois o livro tem 579 páginas) para quem tem ou convive com indivíduos com depressão.

Nesse retorno da minha coluna estou montando uma trilogia sobre o tema, serão textos objetivos que falarão dos fatores cerebrais, o diagnóstico e o tratamento, claro que pelo fato de ser fisioterapeuta, vou adicionar como a depressão afeta nosso físico e como a postura e a musculatura do corpo se comporta em pessoas depressivas. Não perca, será um grande trabalho visando não só a saúde dos idosos, mas das população em geral. Tenho recebido muitos pacientes com essa doença e vejo como afeta o corpo, além de conviver com pessoas no meu meio familiar e fraternal. Qualquer dúvida mande para gianaramos@yahoo.com.br terei o prazer em responder as questões que são do meu conhecimento, as demais tenho amigos psicólogos para encaminhar e com certeza sanaremos suas dúvidas.

Até mais!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!