Ujatoba_mancha_vinho

Dicas úteis: Como tirar manchas de vinho

por Ricardo Ganc

Lá vamos nós à mistura bombástica. Taça de cristal, vinho tinto e um cunhado desastrado. Pronto, agora é só misturar os ingredientes e voilá!!!!

Temos uma bela mancha de vinho em algum tecido caro. Aliás, segundo a lei de Murphy: a chance do vinho manchar o tecido é diretamente proporcional ao preço do mesmo.

A partir deste ponto, temos duas alternativas: lavar imediatamente, o que torna tudo muito mais simples e temos várias receitas, ou, na impossibilidade de fazê-lo, tentar remover a mancha com o tecido seco.

No primeiro caso, quase tudo funciona (vou citar 3 opções):

Deixe a roupa de molho (água morna), principalmente no local da mancha. Quando esta estiver quase desparecido, lave com água e detergente neutro.

Após remover a maior parte do vinho com um pano ou superfície absorvente, jogue vinho branco ou vinagre de vinho branco no local da mancha. Lavar após.

Caso nenhuma dessas funcione, coloque água oxigenada no local. Alguns sugerem jogar talco para absorver o vinho tinto. Lave com detergente neutro após.

Quando a mancha já está seca, as coisas ficam um pouco mais complicadas e a eficácia é menor, porém duas dicas parecem funcionar:

Misture detergente e água oxigenada. Esfregue delicadamente no local da mancha e espere de 30 a 60 minutos. Lave com água morna após.

Se a roupa for colorida, a água oxigenada pode manchá-la. Neste caso, a técnica do vinho branco, pode ser a saída.

Se mesmo assim, a mancha não sair, é porque a roupa já estava velha e já era hora de se livrar dela.

Cheers!

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

 

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!