Ujatoba_celulite

Dicas para prevenir e tratar a celulite

por Selma Amaro

Celulite é o termo utilizado para descrever a forma de gordura que se acumula entre a pele e os tecidos mais profundos. Esse acúmulo se dá mais em mulheres do que homens e as regiões do corpo que mais sofrem são os quadris, os glúteos, as coxas e o abdômen. As ondulações na pele ficam com a aparência de casca de laranja.

Estima-se que 80% das mulheres têm celulite, em maior ou menor grau, mesmo as mulheres magras. As causas podem ser genéticas e hormonais, como na puberdade, na gravidez, na menopausa e muitas vezes quando se utiliza anticoncepcionais. A má circulação da linfa (líquido leitoso que leva os produtos do metabolismo e as toxinas da circulação através dos vasos linfáticos) e a falta de exercício ou a retenção de líquidos também contribuem para o aparecimento de celulites.

A celulite é dividida em graus:

Grau 0 – Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas, ao pinçar a região, surgem as ondulações sem covinhas ou depressões;

Grau 1 – Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas, ao pinçar a região, surgem as ondulações e também covinhas e depressões;

Grau 2- Ondulações, rugosidades, depressões e covinhas espontaneamente se ficar de pé, mas não deitada;

Grau 3- Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo que esteja deitada.

Em casos graves e crônicos, podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.

A eliminação da celulite pode ser impossível, dependendo do grau e se for por questões hormonais. Se você ainda não tem, o melhor é prevenir. Caso já possua, identifique o seu grau para tratar e aliviar o aspecto da pele.

Prevenção: mantenha o seu peso sem oscilações, faça exercícios regularmente para fortalecer a musculatura e evite ficar sentada ou em pé por muito tempo. Reduza gordura, açúcar e sal do seu cardápio e faça uma dieta alimentar indicada para você. Uma alimentação certa pode evitar e aliviar as celulites.

– Beba muito líquido, principalmente sucos indicados para isso, aqui (LINK) no Universo Jatobá irá encontrar alguns deles. Evite bebida alcoólica e cafeína.

Tratamentos: a indústria da beleza promete muitos tratamentos que variam desde aparelhos ultra modernos até uma simples receita caseira. Procure sempre orientação de um especialista nesta área.

Alguns cremes ajudam na prevenção e alivio da celulite. Cremes que possuem substância de cafeínatetrioninadimetilaminoetanolretinol e aminofilina podem ajudar, mas não fazem nenhum milagre. Associados a alimentação, atividade física e vários tipos de massagem, como linfática, modeladora, turbinada e etc., o resultado obtido é perceptível.

A massagem deve ser feita por um bom profissional pelo menos duas vezes por semana. Os resultados podem ser observados em cinco ou seis sessões, dependendo de cada caso. Lembre-se: não existe milagre e o mais importante é manter uma saúde equilibrada e o corpo saudável para manter uma pele hidrata e bonita.

Veja como fazer uma massagem para a pele: faça a massagem com uma escova de cabo comprido ou uma luva própria de banho. Essa massagem, além de remover as células mortas da pele, hidrata e ajuda a prevenir retenção de líquido.

1 . Antes do banho, passe o creme apropriado em todo o corpo começando pelos pés até o pescoço, não esquecendo os braços, mãos, costas e nádegas.

2 . Em seguida, com a escova ou luva de banho, esfregue com movimentos sempre ascendentes seus pés, pernas, coxas, abdômen, tronco e pescoço. Continue esfregando as mãos, subindo pelos braços até os ombros, as costas e nádegas. Repita mais uma vez pressionando mais sem esquecer os movimentos ascendentes. No abdômen, esses movimentos podem ser circulares e no sentido horário, assim como os movimentos no tronco e no pescoço.

3 . Tome uma ducha quente por 30 segundos e logo em seguida uma ducha fria por mais 30 segundos, seque bem o corpo e se vista seja para começar o terminar o dia.

Mantenha hábitos saudáveis, pratique atividade física, tenha uma alimentação equilibrada e seja feliz com ou sem celulite.

 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!