Ujatoba_copo_agua

Dicas para evitar o refluxo

por Universo Jatoba

Quem já sentiu aquele gostinho ruim subindo na garganta depois de comer alguma coisa sabe o quanto isso é desagradável! Essa sensação é um dos sintomas do refluxo gastroesofágico, que também causa a desconfortável azia. Quem pediu essas dicas foi a leitora Graça Alves.

Quando você ingere um alimento, ele desce pelo esôfago – o canal que começa na região da garganta – até o estômago. Entre eles há uma válvula que permite a permanência dos ácidos gástricos, que são responsáveis pela digestão. O refluxo ocorre porque os ácidos ultrapassam a válvula e sobem para o esôfago. Ou seja, fazem o caminho contrário dos alimentos. Neste caso, é possível que a válvula não esteja funcionando ou que haja mais acidez do que o normal. A presença dos ácidos no esôfago gera, então, a “queimação” característica da azia, o azedume na boca depois de comer, tosses e até vômitos.

Para evitar, é preciso cuidar das causas, que podem vir tanto do estresse quanto da má alimentação. Se o seu caso for o primeiro, procure ajuda e alternativas de levar a vida com mais calma, o que é muito importante nesta situação. Agora, se o que atrapalha são seus hábitos alimentares, atente-se para essas dicas:

– Mastigue bem os alimentos, sem pressa!

– Vá com calma na quantidade de comida.

– Evite café, chá mate, chá preto, bebidas alcoólicas, fumo, bebidas gasosas, chocolate, frituras, alimentos gordurosos (como margarina) e cítricos (como abacaxi), condimentos, embutidos e algumas verduras (como pepino, tomate e couve).

– Coma a cada três horas.

– Esqueça os líquidos durante a refeição.

– Não se deite imediatamente depois da refeição. O ideal é esperar pelo menos uma hora.

– Cuidado com o excesso de peso também é um agravante.

– Beba muita água.

Tem quem fale que tomar um copo de leite gelado quando está com azia é uma boa. Mas, isso é um mito! O leite é gorduroso e pode piorar, mesmo traga uma satisfação momentânea. O ideal nesse caso seria um copo de leite de soja ou até de água gelados.

O Universo Jatobá trouxe duas receitinhas naturais para ajudar a aliviar a acidez:

– Aproveite a água de cinco batatas cozidas fatiadas em um litro de água. Assim que amolecerem, separe o líquido que restou do cozimento e beba um pouco dele morno quatro vezes ao dia.

– Misture uma ou duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com água morna em um copo. Beba a quando sentir necessidade. Quase todos os medicamentos com essa função têm este componente.

Caso você esteja com refluxo frequentemente, busque um especialista. Para identificar doenças gástricas podem ser feitos exames de endoscopia, de radiografia ou de pH-metria.

Mas, pense bem: a mudança dos hábitos alimentares é mais simples e pode evitar tudo isso!

O que achou das dicas? Faça como a Graça e mande a sua dúvida ou sugestão! Na medida do possível, o Universo Jatobá vai trazer todas as respostas.

Leia também

Suco para manter o intestino regulado

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!