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Dia Mundial do Diabetes: confira as dicas

por Universo Jatoba

O que você sabe sobre o diabetes? Com o objetivo de esclarecer  sobre diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, a International Diabetes Federation (IDF) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do Diabetes, dia 14 de outubro. Quando o tema é prevenção, evitar o consumo de açúcar é um mito que ainda cerca o inconsciente de 81% dos brasileiros entrevistados entre 18 e 60 anos em seis capitais, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes. O distúrbio atinge 13,4 milhões de brasileiros e foi responsável por mais de 470 mil mortes entre 2000 e 2010.

O clínico e cardiologista Dr. Abel Magalhães, do Vita Check-Up Center, esclarece que desinformação pode prejudicar a prevenção e o tratamento. “O mais importante é que todos saibam que o diabetes é uma doença silenciosa e que pode ser genética ou ser resultado de maus hábitos de vida”, explica. Segundo ele, os indícios mais comuns são urinar excessivamente, muita sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada e infecções frequentes.  “Um dos maiores fatores de risco para desencadear o diabetes é a obesidade. Para pacientes já diagnosticados, o consumo regular e orientado de carboidratos é o aconselhável. Tabagismo, sedentarismo e educação de má qualidade, com excesso de açúcares e gordura são prejudicais tanto para os não diabéticos quanto para pré-diabéticos e portadores do diabetes”, alerta.

O especialista também explica que nem todo diabético precisa de insulina e que portadores do diabetes podem, sim, consumir açúcar, desde que dentro dos limites recomendáveis de saúde. “A insulina é crucial para diabéticos do tipo 1. O diabetes do tipo 2 pode ser controlado pela alimentação. Por isso, além do consumo regular do açúcar, diabéticos precisam ter atenção a alimentos com alto índice de carboidrato como batatas, massas, pães, tortas e, em especial, os feitos com farinha branca, e produtos diets, que também contêm açúcares”, destaca.

Outro fator que pode colaborar com o diabetes é o estresse. “O nervosismo eleva a taxa de glicose sanguínea, o que não acontece só com diabéticos, tornando-o um fator de risco para os pré-diabéticos e prejudicando os diabéticos. É válido lembrar também que o diabetes pode desenvolver doenças graves, principalmente quando não há tratamento, como infartos, derrames (AVCs), cânceres e insuficiência renal, além de cegueira, amputação de membros e até impotência sexual masculina”, ressalta.

O médico enfatiza a importância do check-up periódico como medida preventiva.  “Estar atento ao histórico familiar, incorporar à rotina bons hábitos alimentares e a prática regular e com orientação profissional de exercícios e eliminar o tabagismo e o sedentarismo são medidas que ajudam na precaução do diabetes”, completa.

Confira uma receita de suflê de chocolate diet:

Ingredientes

– 2 claras (80 g)

– 2 colheres (sopa) de adoçante (6 g)

– 2 colheres (chá) de amido de milho (8 g)

– 5 barrinhas de Chocolate ao Leite Gold picadas (125 g)

Preparo

Em uma panela pequena, junte o adoçante e o amido de milho junto de meia xícara (chá) de água (100 ml) e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até a mistura ficar em ponto de mingau mole.

Em uma batedeira, disponha as claras e bata até estarem em ponto de neve. Com a batedeira ainda ligada, despeje aos poucos a mistura de amido de milho e adoçante ainda quente, formando um fio contínuo. Bata por mais 4 minutos ou até que as claras esfriem.

Em uma tigela, junte o chocolate com meia xícara (chá) de água (100 ml) fervente. Com uma espátula, mexa bem para que o chocolate derreta e se forme uma mistura homogênea. Junte metade das claras ao chocolate derretido e incorpore bem. Em seguida, adicione o restante das claras, e mexa delicadamente com a ajuda de uma espátula, com movimentos de baixo para cima para não retirar o ar das claras em neve.

Unte 8 formas para suflê de 8 cm de diâmetro por 5 cm de altura com margarina e disponha a massa do suflê, preenchendo 2/3 do volume de cada forminha.

Leve-as ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos ou até crescerem a ponto de atingir a borda das forminhas. Retire-as do forno e sirva imediatamente, acompanhando de geleia diet de morangos ou frutas vermelhas.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Dicas

Diferente do suflê tradicional, esta receita leva basicamente clara e chocolate, o que a deixa bem molhadinha e macia.

Receita sugerida pelo Clube de Receitas do Tal e Qual. 

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