3 - Wi-Fi, 3G, 4G, GPS e Bluetooth

Cyber Ladies – Aplicativos ajudam você a cuidar da saúde

por Dr. Thomas Moscovitz

Quem acompanha os meus artigos por aqui, sabe que estou sempre antenado nas novidades que dizem respeito as tecnologias que podem, de uma certa forma, auxiliar as mulheres a manter a saúde em dia.

A verdade é que a rotina contemporânea à qual estamos todos submetidos consome cada vez mais o nosso tempo. No caso delas, filhos, família, cuidados com o lar … todas essas tarefas costumam ser cumpridas pelas mesmas mulheres que precisam também se preocupar com o trabalho e encontrar um momento para manter o bem-estar em equilíbrio.

Em decorrência dessa movimentação toda, cada vez mais o público feminino está conectado a aplicativos que auxiliam nos cuidados com a  saúde e que podem  ser monitorados por meio dos seus gadjets, que estão sempre por perto.

Um exemplo de aplicativo que facilita o controle feminino a respeito de sua saúde ginecológica, por exemplo, é o Period Tracker, um calendário menstrual que pode ser baixado tanto em sistema Android quanto iPhone e mostra, a partir do momento em que os dados pessoais são registrados, o período fértil, assim como  a data da próxima menstruação, e pode até alertar em caso de suspeita de gravidez. OMy Days – Period & Ovulation Tracker segue a mesma linha e contribui bastante para as mulheres que estão tentando engravidar.

Meu Diário Mensal, apesar de antigo, é bem queridinho entre as mulheres. Tem como objetivo auxiliar na coleta e organização de informações sobre dor e sangramento menstrual e seu impacto no dia-a-dia das mulheres. Se a mulher estiver preocupada com a intensidade, padrão ou frequência de dores e sangramentos, o armazenamento dessas informações, por esse aplicativo, pode ser útil para orientar a conversa com o médico.

Hora da Pílula, como o próprio nome sugere, é ideal para quem costuma esquecer de tomar o anticoncepcional. Já o Infecções Ginecológicas é um aplicativo bem interessante que facilita sua pesquisa sobre determinado assunto relacionado ao tema, além de complementar sua busca com fotos e informações que podem ser enviadas diretamente para o seu  e-mail.

Gestação Semana a Semana costuma agradar principalmente as mamães de primeira viagem que, por meio do aplicativo, podem acompanhar o desenvolvimento do seu bebê.

Existem algumas opções de programas dedicados a colaborar em manter a forma. O My Fitness Pal, por exemplo, controla a quantidade de calorias ingeridas por dia a partir dos nutrientes consumidos.

O objetivo dessas plataformas informacionais é facilitar o processo de prevenção e cuidados com a saúde, afinal, são muitas coisas para pensar: menstruação, controle de peso, consultas, anticoncepcional, entre outros. É importante ressaltar, porém, que nenhum destes aplicativos substitui o auxílio e acompanhamento médico e as consultas e os exames devem ser realizados frequentemente. No entanto, contar com o avanço da tecnologia para dar uma mão na hora de se cuidar é super válido.

Se você costuma usar estes apps, mande uma mensagem contando a sua experiência com os aplicativos, sejam elas negativas ou positivas.

Conecte-se.

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!