Universo-Jatoba-audicao9

Cuide bem da sua audição. Como?

por Giana Ramos

Com o passar dos anos, a audição vai se deteriorando, as células envelhecem e morrem, ainda mais se o ouvido tiver sofrido algum trauma. É muito comum, quando falamos com os idosos, eles confundirem as palavras e não entender a mensagem dita, principalmente quando há muitas vogais na frase. Por exemplo: a troca da palavra “casa” por “fala” ou “carro” por “sapo” é frequente porque as consoantes ficam menos audíveis do que as vogais e o idoso usa o restante da frase para “adivinhar” o que foi dito.

O ouvido é constituído de três partes: externa (pavilhão auditivo – a orelha propriamente dita e o canal auditivo), médio (tímpano e ossos do ouvido – martelo, bigorna e estribo) e interna (cóclea, sistema vestibular e nervo auditivo).

A Presbiacusia, conhecida popularmente como surdez, é um dano irreversível e não há como impedir que esse processo aconteça. Então, o melhor caminho é a prevenção. É possível adiar o problema desde que sejam adotadas medidas ao longo da vida. É sempre bom ressaltar que 90% das perdas auditivas estão relacionadas aos hábitos de vida. Siga as dicas a seguir e mantenha uma boa audição:

A cera de ouvido, conhecida como cerúmen, tem três funções principais: impedir o ressecamento da pele do canal auditivo, servir de barreira para que sujeiras ou pequenos animais não entrem no ouvido e tem ação bactericida, pois é tóxico para as bactérias evitando infeções.

Existem pessoas que produzem muito cerúmen. Nesse caso, é necessário procurar um otorrinolaringologista para realizar a limpeza. O médico usa instrumentos próprios como as curetas e ganchos para puxar a cera. Outra opção é a aspiração ou lavagem com água morna. Nunca utilize soluções caseiras, como azeite quente ou álcool para limpar os ouvidos. Essa conduta pode ser lesiva para o tímpano causando complicações auditivas.

Fotos: Thinkstock

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!