Universo_Jatoba_higiene_vagina

Cuidados básicos com a sua vagina

por Dr. Thomas Moscovitz

Sempre gosto de abordar assunto relacionados às verdades e mentiras que escutamos em rodas de amigas, afinal, é importante que você não tenha dúvidas em relação a saúde do seu órgão genital.  Aliás, a melhor forma de não cometer erros quando se quer estar saudável é tirar todas as dúvidas com o seu médico e jamais ter vergonha de perguntar algo. Você não é a única a ter incertezas, além do que estudos comprovaram que as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens.

Uma dúvida constante entre as mulheres é em relação ao uso constante de calça jeans. Usar diariamente pode prejudicar a ventilação da área íntima e causar o desequilíbrio da flora vaginal. Se o clima estiver quente e a calça for justa, a probabilidade de desencadear um corrimento é ainda maior. Tente substituir o jeans por roupas leves em alguns dias da semana.

Lavar a calcinha e deixá-la secar sob o sol é o mais correto. Ferver a calcinha ou passar ferro quente não evita doenças, por isso, fazê-los é desnecessário. Falando em calcinha, a famosa peça branca de algodão é a que mais favorece a ventilação necessária para a vagina. Dependendo da qualidade da calcinha, se ela for colorida, o corante pode ser absorvido, provocando irritação.

Como já avisei em outras colunas, o sabonete neutro ou o de glicerina são os mais indicados, já que os comuns desequilibram o ph natural, deixando a região vulnerável a alergias e doenças. Absorventes perfumados também provocam alergia, coceira, fissuras e ardor. E já que o assunto é esse, aviso: absorvente interno não tira a virgindade de ninguém por serem incapazes de romper o hímen e pode, tranquilamente, ser usado por quem é virgem. Eles não causam cólicas; o que pode ocorrer é certo desconforto. Daí você escolhe em usá-lo ou não. Peça ao seu médico que oriente-a para que a colocação seja feita de forma correta.

A questão do anticoncepcional também sempre gera dúvidas, principalmente entre as jovens. Elas dizem que já ouviram falar que mulheres que usam anticoncepcionais por um longo tempo, tornam-se inférteis. Explico que, a partir da primeira menstruação, as adolescentes podem fazer uso do contraceptivo, desde que indicado pelo ginecologista. Começar a administrá-lo cedo ou tarde não influencia no sistema reprodutivo.

Sabe aqueles lencinhos úmidos que sempre ajudam num momento de emergência? Não devem ser utilizados diariamente. Eles também são causadores de coceira. No mais, não compartilhe toalhas e roupas íntimas com outras pessoas e nem fique muito tempo com biquíni molhado. Este último favorece a proliferação de bactérias e fungos.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!