
Conheça as principais doenças reumáticas!
Quando vemos uma pessoa com mais de 60 anos apresentando dor nas mãos as pessoas dizem ser reumatismo ou artrite, agora quando a dor está na articulação do joelho muitos dizem ser artrose. Mas, qual a diferença e quais são as características dessas patologias? Vamos esclarecer tudo isso na coluna de hoje, mas já posso adiantar que não é tudo a mesma coisa.
Como definição ARTRO vem do grego “ARTHROS” que significa articulado como são nossas juntas, as duas palavras (Artrite e Artrose) tem esse prefixo, então são doenças que afetam apenas o tecido articular do corpo, o problema é que só na palma de uma mão temos mais de vinte articulações. Mas, voltando a etimologia da palavra o sufixo “ITE” está relacionado a inflamação e o sufixo “OSE” está ligado a degeneração.
A artrose ou osteoartrose é comum em pessoas com mais de 40 anos, pois ocorre por causa da degeneração da cartilagem articular, ela vai ressecando e desgastando ao longo dos anos, é como se tivéssemos um cartão de crédito, quanto mais gastar sem abastecer o cartão vai chegar um momento em que não haverá mais dinheiro, a cartilagem é igual se gastarmos sem nutri-la também ficaremos sem ela. É uma doença progressiva e sem cura que causa muita dor e dificuldades de movimento, por isso preserva-la é a melhor escolha.
Mas, como preservar a cartilagem?
- Controle de peso – quanto mais pesado for o corpo maior o desgaste.
- Força muscular – os músculos quando fortes tiram a sobrecarga das articulações, por isso pratique musculação.
- Postura e alinhamento – quando o corpo não está alinhado o peso não é distribuído uniformemente sobrecarregando uma das partes, por isso procure um bom fisioterapeuta para ajudá-lo.
- Coma alimentos que contenha colágeno – nossa superfície articular é constituída de inúmeras substâncias, as que se destacam são o colágeno e elastina, por isso consuma alimentos que contenha-as entre eles, temos: carne, ovos, peixe, gelatinas, feijão, brócolis e soja.
- Atividade física – pois ajuda na produção de colágeno pelo nosso corpo, fortalece, melhora o equilíbrio e evita que soframos quedas, cair é péssimo para a articulação.
A artrite ocorre quando há um processo inflamatório articular, o membro apresenta edema, vermelhidão, dor e dificuldades de movimentação, os sintomas são até que parecidos com o da artrose, porém a causa é diferente. Existem de 200 a 250 tipos diferentes de artrites, elas são comuns em idosos, mas também podem ocorrer em pessoas jovens e até em crianças e popularmente as pessoas chamam de reumatismo, então artrite e reumatismo são a mesma doença. Existem diversas pesquisas tentando esclarecer o aparecimento dessas patologias, mas o fator autoimune (seu próprio corpo tentando destruir a cartilagem) é o mais esclarecedor ainda, por que isso acontece, ainda é uma incógnita. Os tipos mais comuns de artrites, são:
- Artrite reumatoide.
- Febre reumática.
- Gota.
- Lúpus.
Em ambos os casos o ideal é procurar um Reumatologista para diagnóstico das alterações, quanto mais rápida essa avaliação melhor, pois as doenças reumáticas causam deformidades nos membros que são incorrigíveis, além de muita dor. E se precisar de fisioterapia procure-nos.
Até a próxima!
Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.
Deixar um comentário