Ujatoba_artrite

Conheça os principais tipos de artrite

por Selma Amaro

A artrite é uma inflamação das articulações. Existem diferentes tipos e por diversos motivos e causas. Os motivos podem ser genéticos, ambientais, traumatismo, excesso de peso, alimentação, bactérias, vírus e trabalhos ocupacionais. São mais comuns em adultos e idosos e, principalmente, em mulheres. Estima-se que, a nível mundial, a artrite afeta 10% dos homens e 15% nas mulheres. É um fator mais comum do que a maioria das pessoas pensam e, especialmente, pelo sedentarismo, excesso de peso e envelhecimento da população, é esperado um aumento dessa doença em 40% ate 2020.

Os principais tipos de Artrite:

Artrite Degenerativa ou Osteoartrite é uma doença crônica causada pela degeneração da cartilagem e hipertrofia nos ossos. Um de seus principais sintomas é dor, rigidez e redução das articulações afetadas ao movimentar-se. As articulações mais acometidas por esta doença são as do punho, joelho, coluna vertebral e as articulações coxofemorais.

Artrite Gotosa (gota) é uma inflamação causada por uma substância conhecida como minerais de urato. Há uma incidência maior no sexo masculino e nas mulheres pode aparecer no início da menopausa. Essa inflamação pode apresentar febre e restrições dos movimentos em virtude da dor. Ela se manifesta principalmente no dedo e no dorso do pé, tornozelos, joelhos e cotovelos.

Artrite Piogenica uma doença infecciosa das articulações, agressiva e de alta morbidade. Com antibióticos, a incidência, a evolução e o prognóstico das artrites piogênicas agudas se modificaram positivamente. As articulações mais afetadas são as coxofemorais, os joelhos e ombros.

Artrite Psoriática é uma doença de pele, a psoríase de causa desconhecida. Aparecem na pele eritemas escamosos, podendo também apresentar quadro articular gravíssimo.

Artrite Reumatoide é de natureza imune, ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, que escolhem especialmente as articulações periféricas e a mais comum das doenças inflamatórias. Causam, além da inflamação, vermelhidão das articulações, inchaço, dor, calor e perda da função. Afeta mais articulações das mãos, punhos, tornozelos e cotovelos.

Se suspeitar que tenha artrite, consulte um médico para saber exatamente a situação e obter assim o tratamento adequado. Para diminuir a probabilidade de lesões articulares, evite a obesidade, ela aumenta o esforço nas articulações. Faça uma atividade física que não comprometa as articulações, mas que fortaleça. A natação é indicada nesse caso.

Procure uma nutricionista para uma alimentação ideal já que, muitos alimentos como excesso de açúcar, proteínas concentradas fornecidas pelos produtos de origem animal, assim como sal, café, laticínios e outros podem ajudar a desencadear a artrite em certas pessoas. Álcool, ervilhas, feijão, fígado e outros miúdos podem elevar o nível de acido úrico no sangue comprometendo ainda mais a artrite de gotosa (gota).

Frutas e legumes ajudam os nutrientes do organismo a melhorarem as cartilagens danificadas; cereais integrais, nozes, castanhas, sardinhas ou salmão ajudam na redução da inflamação; as cerejas são ótimas para reduzir as inflamações causadas pela gota; vitaminas C e suplementos de vitamina E colaboram para diminuir a dor das articulações.

Outro aliado para as dores são os chás de chapéu-de-couro, de sementes de aipo, quebra-pedra, coentro, gengibre e de pau-santo. Alguns desses chás contêm substâncias anti-inflamatórias.

Para as Artrites mais comuns, como degenerativa, reumatoide e gota, podemos usar terapias alternativas para aliviar os sintomas.  A maioria dos tratamentos é reduzir a inflamação e aliviar a dor.

 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!