Ujatoba_cha_limao

Conheça 2 chás que podem aliviar as dores da artrose

por Universo Jatoba

A idade vai chegando e, junto com ela, vem uma série de doenças. Uma delas é a artrose, que é um desgaste das articulações. O Universo Jatobá vai responder a mensagem do leitor Roberto B. Batista, que pediu sugestões de chás que aliviam as dores da artrose reumática.

Ela é uma inflamação nas articulações que causa dor, na maioria das vezes, nos ombros e nos joelhos. A doença, que pode ser genética, é mais comum por volta dos 55 anos em mulheres. Após os 70 anos de idade os sintomas aparecem tanto em homens quanto em mulheres. Obesos ou atletas que realizam atividades físicas de grande impacto por um longo período de tempo também estão no grupo dos que podem ser surpreendidos pela artrose.

Então, se estiver sentindo dores nas articulações, procure um especialista e faça o exame físico. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com o devido acompanhamento médico. Mudanças de hábitos de vida como adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, por exemplo, podem colaborar para aliviar as dores, mas é bom reforçar a importância do acompanhamento médico. O profissional também pode indicar um anti-inflamatório ou outro medicamento específico para cada caso. Tratamentos com acupuntura são eficazes e também podem fazer a diferença.

Na hora de montar o prato, não deixe faltar alimentos ricos em ômega 3 e vitaminas C e E. Confira uma lista deles: salmão, sardinha, nozes, kiwi, germe de trigo, grãos integrais, leite de cabra e vegetais verdes folhosos, gengibre, morango, laranja, limão, tangerina, ameixa, framboesa e morango. Use óleo de linhaça, de girassol ou o azeite de oliva no preparo das refeições.

Outra opção para aliviar as dores são os chás, que são naturais, fáceis de encontrar e de preparar. Mas, atenção: grávidas ou pessoas que tomam remédios controlados devem consultar o médico antes de ingerir qualquer um deles.

Veja algumas dicas:

- Chá de gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é um termogênico natural. Para fazer o chá, separe duas colheres de sopa de gengibre descascado, uma rodela de laranja ou de limão e mel. Coloque o gengibre para ferver em 1 litro de água e acrescente a rodela de limão ou da laranja, como preferir. Deixe por 15 minutos, desligue e espere esfriar. Em seguida, coe e adoce com o mel.

- Chá de semente de sucupira

A semente tem propriedades que combatem a artrite, a artrose, reumatismo, colabora para amenizar a amidalite, a dor de garganta, auxilia na cicatrização e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico.

Para fazer o chá, coloque 1 litro de água para ferver em fogo médio. Quando a água estiver fervendo, coloque 4 sementes de sucupira quebradas e deixe ferver de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Beba este 1 litro ao longo do dia.

A semente de sucupira pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Faça como o Roberto e envie para o Universo Jatobá.