Ujatoba_cha_bule

Chá para aliviar a enxaqueca

por Universo Jatoba

Os chás costumam ser um santo remédio e muitos deles são velhas recomendações das nossas avós, não é mesmo? Hoje o Universo Jatobá vai atender ao pedido da leitora Sílvia Silveira, que nos enviou uma mensagem em busca de um chá para a enxaqueca. Só no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas passam pelo mesmo problema.

Enxaqueca x dor de cabeça

É comum alguém dizer que está com dor de cabeça ou enxaqueca. Existe diferença entre elas. A enxaqueca é uma doença, que pode fazer doer apenas de um lado ou não, e chega a durar 72 horas. Ela é genética e crônica, mas alguns cérebros são mais sensíveis do que outros. Para que ela se manifeste, é preciso algum estímulo como fatores emocionais, hormonais e estresse, maus hábitos alimentares e de sono. Sabendo controlar esses fatores estimulantes já pode ser um ótimo passo, mas é recomendado consultar um médico neurologista, pois o diagnóstico só é possível através de exames. Por mais que não tenha cura, o tratamento pode ajudar a diminuir e até evitar essas crises. Confira algumas dicas:

- Não exagere ao consumir alimentos como chocolates, frituras e gorduras, café, chá, refrigerantes de cola, vinhos tintos, cervejas, aspartame e linguiças, por exemplo.

- Evite ficar mais do que cinco horas sem comer.

- Respeite a sua rotina do sono com pelo menos 8 horas ao dia.

- Variações de temperatura e umidade podem trazer a crise.

Já a dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é o sintoma de alguma outra doença e, ao contrário do que ocorre com a enxaqueca, é possível manter as atividades do dia normalmente. Neste caso, o ideal é consultar um médico para identificar o que está causando este sintoma.

Chá para enxaqueca

Será que algum chá pode ajudar a aliviar a enxaqueca? Antes de qualquer coisa, vale lembrar que os chás, por serem plantas com propriedades medicinais, precisam ser consumidos com cuidado e com o aval de um especialista, principalmente nos casos de gestantes, lactantes ou quem toma remédio controlado.

Anote algumas opções de chás que podem contribuir para aliviar a dor da enxaqueca:

- O chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias. Na composição tem o gingerol, que age como aspirina e ajuda a aliviar a inflamação e a dor. Anote aí: rale 25 gramas de gengibre fresco, misture com 500ml de água e deixe ferver de 15 ou 20 minutos. Coe e beba na hora.

- Outra opção é o chá de hortelã. Clique aqui e veja o que já falamos sobre ele e o modo de preparo.

Para estes casos é recomendado tomar sem adoçar e, no máximo, 5 vezes ao dia.

Se você gostou da dica e tem também alguma sugestão, faça como a Sílvia. Na medida do possível, o Universo Jatobá vai responder a sua questão.

Leia também

Chá de camomila