Ujatoba_sorine5

Atitudes para respirar bem: Sustentabilidade e o impacto na saúde

por Universo Jatoba

Não é novidade: as pessoas tomaram as cidades, o estilo de vida mudou e a poluição é cada vez maior. A diferença da qualidade do ar entre a cidade de São Paulo e o interior do estado é fácil de ser identificada. E não precisa ir muito longe. No último dia 27, o Universo Jatobá participou de uma experiência sensorial incrível a convite do laboratório Aché, através da marca Sorine, em Mairiporã, na região da Serra da Cantareira, com o tema “Atitudes para respirar bem – Sustentabilidade e o impacto na saúde”.

Jornalistas e blogueiras, a maioria mães, chegaram ao Hotel Unique Garden de helicóptero. Mais do que luxo ou comodidade, a ideia era começar a mostrar o contraste entre o concreto da cidade e o verde da natureza, lá de cima.

Ujatoba_sorine_aerea2

A principal atividade foi uma mesa redonda para discutir o tema “Atitudes para respirar bem”, mediada pela jornalista Rosana Jatobá, com o Dr. Gustavo Wandalsen, professor de alergia e imunologia clínica de pediatria da Escola Paulista de Medicina, a Dra. Evangelina Vormittag, médica patologista pós-doutoranda da Faculdade de Medicina da USP, especialista em Sustentabilidade e diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, e a Dra. Talita Poli, médica pediatra e gerente médica do laboratório Aché. Segundo Dra. Evangelina, o automóvel é o responsável por quase todo o CO2 emitido em uma cidade como São Paulo. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 7 milhões de pessoas morreram por causa do ar contaminado em 2012, sendo 50% pela poluição externa e 50% pela poluição intra-domiciliar, que afeta mais mulheres e crianças, pois, em geral, passam mais tempo em casa.

Atitudes individuais x Atitudes coletivas

Que tal começar deixando o carro em casa? Em enquete feita pelo Universo Jatobá nesta semana, os leitores se mostram mais conscientes: 32% dizem não ter carro por opção e 27% deixam o carro em casa pelo menos uma vez na semana.

Para colaborar com a mobilidade urbana, carona solidária, uso de bicicleta ou caminhada para pequenas distâncias ou uso do táxi no dia do rodízio são algumas soluções. Mudanças individuais causam um grande impacto na saúde coletiva. Além de começar a pensar de forma consciente, o exemplo dos pais acaba ensinando as crianças de forma natural.

Em casa, atitudes simples são a saída para amenizar ou mesmo acabar com problemas como rinite, sinusite, bronquite, asma, gripe e resfriado. O que fazer?

1 . Faça a higiene nasal com solução salina (cloreto de sódio) diariamente. O hábito ajuda na remoção de micro-organismos e poluentes.

2 . Opte por produtos de limpeza mais naturais e sustentáveis.   

3 . Retire bichinhos de pelúcia do quarto.

4 . Mantenha a higiene de cobertores e edredons.

5 . Evite o uso de muitos tapetes ou carpete em casa e também de cortinas de tecido.

6 . Revista sofás e poltronas com material sintético ou impermeável.

7 . Mantenha animais domésticos na área externa.

8 . Não fume.

9 . Evite perfumes e fragrâncias fortes.

10 . Use umidificadores de ar quando a umidade estiver baixa. Caso contrário, ele pode fazer mal, pois aumentará a umidade e mofo do ambiente. Uma bacia com água pode ajudar, lembrando que o importante é a superfície e não a profundidade. Uma bandeja com água pode ser mais eficaz que um balde. Se preferir, use uma toalha úmida.

Higiene nasal

No final do evento, a Dra. Talita apresentou o Sorine SSC Jato Contínuo, nova versão da solução salina nasal à base de cloreto de sódio. O produto dispensa a prescrição médica e não tem contraindicação, mas, mesmo assim, é recomendado buscar orientações de uso com o seu médico de confiança. A quantidade certa de uso, por exemplo, vai depender do caso.

Importante lembrar que existe um medicamento chamado Sorine, que tem tarja vermelha na caixa e, portanto, só pode ser vendido com prescrição médica. Este NÃO é indicado para fazer a lavagem nasal diária e também NÃO é de uso pediátrico, somente adulto.

O Sorine indicado para a higiene nasal, em todas as idades, tem 0,9% de cloreto de sódio e pode ser encontrado em diversos formatos para facilitar a aplicação.

Atividades do dia

O dia começou com um Tour Sensorial, acompanhado pelo concierge Demétrios Bueno, que explicou a história do local, idealizado por Victor Siaulys, e mostrou estufas com hortas de morango, pepino e tomate, tudo cultivado de forma orgânica e, consequentemente, utilizado no preparo dos pratos.

Fotos: Universo Jatobá © 2014

Na parte da tarde, todas puderam fazer massagem, visitar o ervanário do local e ainda plantar uma árvore. As árvores plantadas por lá são numeradas e acompanhadas. Quem planta faz um cadastro e recebe informações periódicas sobre a sua plantinha. Mais uma atitude individual que trará muitos benefícios a todos.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!