universo-jatoba-artrite

Artrite, artrose ou reumatismo… Qual a diferença?

por Giana Ramos

Quando vemos uma pessoa com mais de 60 anos apresentando dor nas mãos as pessoas dizem ser reumatismo ou artrite, agora quando a dor está na articulação do joelho muitos dizem ser artrose. Mas, qual a diferença e quais são as características dessas patologias? Vamos esclarecer tudo isso na coluna de hoje, mas já posso adiantar que não é tudo a mesma coisa.

Como definição ARTRO vem do grego “ARTHROS” que significa articulado como são nossas juntas, as duas palavras (Artrite e Artrose) tem esse prefixo, então são doenças que afetam apenas o tecido articular do corpo, o problema é que só na palma de uma mão temos mais de vinte articulações. Mas, voltando a etimologia da palavra o sufixo “ITE” está relacionado a inflamação e o sufixo “OSE” está ligado a degeneração.

A artrose ou osteoartrose é comum em pessoas com mais de 40 anos, pois ocorre por causa da degeneração da cartilagem articular, ela vai ressecando e desgastando ao longo dos anos, é como se tivéssemos um cartão de crédito, quanto mais gastar sem abastecer o cartão vai chegar um momento em que não haverá mais dinheiro, a cartilagem é igual se gastarmos sem nutri-la também ficaremos sem ela. É uma doença progressiva e sem cura que causa muita dor e dificuldades de movimento, por isso preserva-la é a melhor escolha.

Mas, como preservar a cartilagem?

  1. Controle de peso – quanto mais pesado for o corpo maior o desgaste.
  2. Força muscular – os músculos quando fortes tiram a sobrecarga das articulações, por isso pratique musculação.
  3. Postura e alinhamento – quando o corpo não está alinhado o peso não é distribuído uniformemente sobrecarregando uma das partes, por isso procure um bom fisioterapeuta para ajudá-lo.
  4. Coma alimentos que contenha colágeno – nossa superfície articular é constituída de inúmeras substâncias, as que se destacam são o colágeno e elastina, por isso consuma alimentos que contenha-as entre eles, temos: carne, ovos, peixe, gelatinas, feijão, brócolis e soja.
  5. Atividade física – pois ajuda na produção de colágeno pelo nosso corpo, fortalece, melhora o equilíbrio e evita que soframos quedas, cair é péssimo para a articulação.

A artrite ocorre quando há um processo inflamatório articular, o membro apresenta edema, vermelhidão, dor e dificuldades de movimentação, os sintomas são até que parecidos com o da artrose, porém a causa é diferente. Existem de 200 a 250 tipos diferentes de artrites, elas são comuns em idosos, mas também podem ocorrer em pessoas jovens e até em crianças e popularmente as pessoas chamam de reumatismo, então artrite e reumatismo são a mesma doença. Existem diversas pesquisas tentando esclarecer o aparecimento dessas patologias, mas o fator autoimune (seu próprio corpo tentando destruir a cartilagem) é o mais esclarecedor ainda, por que isso acontece, ainda é uma incógnita. Os tipos mais comuns de artrites, são:

  1. Artrite reumatoide.
  2. Febre reumática.
  3. Gota.
  4. Lúpus.

Em ambos os casos o ideal é procurar um Reumatologista para diagnóstico das alterações, quanto mais rápida essa avaliação melhor, pois as doenças reumáticas causam deformidades nos membros que são incorrigíveis, além de muita dor.

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!