Universo-Jatoba-Giana-4

Artes marciais podem ser excelente opção para idosos

por Giana Ramos

Em homenagem ao lutador brasileiro de MMA Anderson Silva, que voltou a lutar na última madrugada de sábado para domingo, vou falar dos idosos que praticam artes marciais e dão um show. Cada vez mais, existe a procura dessas atividades por senhores com mais de 60 anos e os professores, muito lentamente, estão começando a pensar em aulas que seja acessível a esse público.

Nesse vídeo, um jovem lutador desafia um idoso para um duelo. Todos debocham achando que o senhor iria perder no primeiro momento, mas é surpreendente como a luta se desenrola, confira:

O MMA (Mixed Martial Arts) ou, em português, artes marciais mistas é um esporte de contato que visa a imobilização do oponente usando técnicas de boxe, jiu-jitsu, karaté, muay thai e todas as outras. Em Ribeirão Pires, interior de São Paulo, um grupo de 100 idosos, entre homens e mulheres praticam a atividade como forma de manter a saúde em dia. E o melhor: leva um público que, muitas vezes, é avesso à prática de esportes por homens com mais de 60 anos.

As artes marciais podem ser praticadas por qualquer pessoa. Apesar de parecer violenta e estressante, na verdade, os treinos são ótimas formas de relaxar, pois após uma descarga de adrenalina liberada durante os combates ocorre um relaxamento muscular, também é liberando pelo sistema endócrino o GH hormônio responsável pelo crescimento de músculos, ossos e tecido conjuntivo, ou seja, dar porrada dentro de um ringue desenvolve e condiciona o corpo, melhora o equilíbrio, agilidade e rapidez. Também, sincroniza os movimentos corporais com a velocidade de pensamento, melhorando a coordenação motora, a capacidade de raciocinar e autoconfiança.

Quando o assunto é a perda de peso, as artes marciais também dão um nocaute. Em 1 hora e 30 minutos de aula o aluno chega a perder até 1000 Kcal, começou a se interessar? Aproveite que as academias estão com as promoções de começo de ano, faça os exames necessários para o início das atividades e vá descarregar toda essa energia dentro do octógono.

Ficou na dúvida em qual arte marcial é mais indicado pra você? Vou fazer uma lista com as 5 mais comuns no Brasil, explicando as principais características de cada uma delas. Assim, te ajudo a escolher a mais indicada para a suas necessidades:

Fotos: Thinkstock

 

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!