Ujatoba_barriga

Aprenda como evitar a barriguinha dos 40

por EcoD

Um dos primeiros sintomas que a meia idade está se aproximando é a famosa barriguinha protuberante. Empregos estressantes, que impossibilitam as duas horas semanas de atividade física que são recomendadas, refeições que não são saudáveis auxiliam para que a gordura abdominal do corpo aumente. O problema é que o excesso de peso, sobretudo na região da cintura, eleva os riscos de males cardíacos, derrames, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

Segundo o professor de desenvolvimento fisiológico da Universidade de Nottingham, do Reino Unido, Michael Symonds, uma forma de prevenir esses males indesejados é adotar um estilo de vida mais saudável e/ou encontrar um hobby que resulte em alto gasto de energia. Ele também recomenda distância de comidas processadas, com alto teor de açúcar e gorduras. O ideal é comer vegetais frescos – e fugir do estresse no trabalho.

“Pesquisas mostram que padrões inconstantes de sono também têm um impacto (no sobrepeso). Por causa disso, a propensão à obesidade é maior entre trabalhadores que têm turnos de trabalho em horários diferentes”, afirmou à BBC Brasil.

Medida da cintura 

A medida da cintura indica o quão saudável as pessoas estão. O Fórum Nacional de Obesidade britânico afirma que uma cintura com mais de 88,9 cm entre mulheres e 102 cm entre homens representa “um risco substancialmente maior” de desenvolver problemas de saúde. Mas mesmo uma circunferência abdominal de 81,3 cm para mulheres e 94 cm para homens traz riscos à saúde. O motivo? O acúmulo de gordura na barriga faz com que as artérias se estreitem, algo que a gordura dos quadris não faz.

À medida que envelhecemos, fica mais difícil perder peso, já que a composição corporal muda. “Isso é parte de um processo natural. Entre os 30 e 40 anos, as pessoas tendem a se exercitar menos, e mudanças no metabolismo causam uma predisposição ao maior acúmulo de gordura”, explicou Symonds.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!