Ujatoba_cao

Animais visitam crianças na Santa Casa de SP

por Universo Jatoba

Ver uma criança internada em um hospital é uma cena triste, dá uma dor no coração olhar para aquele ser quase indefeso que está doente e não poder fazer nada para tirá-lo dali. A gente não vê a hora de a criança ter alta para voltar a brincar e sorrir por aí, não é mesmo?

Nós já comentamos aqui no Universo Jatobá que o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, liberou a visita de animais de estimação para pacientes internados. A Santa Casa de São Paulo realiza um projeto parecido, mas ao invés dos bichinhos serem dos pacientes, eles são da ONG Patas Therapeutas.

A parceria entre a Santa de Casa de São Paulo e a ONG Patas Therapeutas foi firmada em dezembro de 2013. Durante o ano de 2014 a ONG vai oferecer a Terapia Assistida por Animais (TAA) para as crianças que estão internadas no Departamento de Pediatria da Santa Casa. As visitas vão acontecer todas as segundas-feiras.

A coordenadora da Emergência do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São, Dra Márcia Regina Quedinho, afirma que essas visitas proporcionam ótimos momentos para as crianças. “O que observamos subjetivamente é que as crianças ficam mais alegres, esquecem um pouco de sua doença e de seu tratamento, divertindo-se com os animais e na expectativa da vinda destes”, diz.

Além de ajudar as crianças no tratamento médico, as visitas desses animais também provocam efeito positivo na equipe do hospital. “Observamos também que o benefício desta visita não é só para os pacientes internados, mas também para os acompanhantes e colaboradores do hospital: médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Enfim, todos se beneficiam com esta visita”, ressalta a Dra Márcia.

A ONG Patas Therapeutas recebe voluntários com e sem animais para serem certificados para essa terapia em hospitais. “Todos os animais passam por uma rigorosa avaliação de comportamento e saúde. Além de castrados, eles precisam ter quatro vacinas obrigatórias, fazer controle mensal de pulgas e carrapatos e higienização. Em relação ao comportamento, precisam ser animais afetivos, com adestramento básico (senta, fica, deita), andar junto na guia e não ter nenhum comportamento adverso que prejudique a interação com os assistidos”, explica Silvana Fedeli Prado, superintendente da ONG Patas Therapeutas.

Além de atuar na ala de Pediatria da Santa Casa, a ONG Patas Therapeutas vai iniciar um trabalho no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, que também pertence à Santa Casa de São Paulo. O hospital conta com um ambulatório especializado em Geriatria e Alzheimer.

Silvana, da ONG Patas Therapeutas, conta como vai ser esse trabalho. “Faremos o Cão na Biblioteca, um trabalho de terapia assistida voltado à Psicopedagogia, coordenado pelo voluntário José Carlos e seu cão terapeuta Serena, que quinzenalmente, farão um trabalho objetivando a memória dos assistidos”, explica.

O Universo Jatobá apoia projetos como esse pois temos certeza que a visita de animais para crianças e idosos que estão internados é uma ótima forma de provocar um momento de bem-estar para esses pacientes.

Leia também

Visita de animais de estimação é liberada no Einstein

Animal de estimação faz bem às crianças

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!