Universo_Jatoba_Thomas

Amenorreia – Eu tenho. E agora?

por Dr. Thomas Moscovitz

Esse nome estranho significa a ausência da menstruação. Ela doença pode aparecer de duas formas: em sua versão primária, que significa não ter sinais de menstruação até os 16 anos de idade, ou secundária, que é quando a mulher chega a menstruar, mas o sangramento desaparece por períodos que contam de três a seis meses.

Na primeira, a ausência do sangramento pode acontecer por conta de defeitos congênitos no sistema reprodutor, desequilíbrio hormonal ou até porque o hímen – membrana encontrada na entrada da vagina – não se abriu.

No outro caso, pode vir a acontecer com mulheres com transtornos alimentares, que perderam peso drasticamente ou sofrem de obesidade, estresse, praticam exercícios físicos em excesso ou até mesmo quando possuem uma cicatriz no útero, decorrente de uma cirurgia. Ainda falando sobre esta variação, é válido lembrar que as causas podem ser muitas outras: uso de medicações, menopausa precoce, doenças clínicas associadas e até tumores.

A amenorreia é um problema que provoca sintomas desconfortantes em suas vítimas: dores de cabeça, ausência de lubrificação na vagina e alteração no timbre de voz são alguns deles. Além disso, as mulheres podem ter galactorreia (quando as mamas produzem leite sem a mulher estar grávida ou amamentando), acne e mudança no tamanho dos seios.

É importante dizer que qualquer mulher que sofra de amenorreia está sujeita a estes sintomas. No entanto, o interessante desta doença é que ela pode chegar de forma assintomática, exceto pela falta da menstruação.

No caso de jovens, como explicado no inicio do texto, aviso que este atraso pode ser normal, de acordo com as características da puberdade. Portanto, não tome medida alguma antes de ter um diagnóstico preciso.

Quem realiza o diagnóstico desta doença é um médico ginecologista por meio de exames ginecológicos, exames de sangue e o histórico do paciente.

O tratamento inclui, além da administração de medicamentos adequados, mudança no estilo de vida e até mesmo uma dieta específica. No caso de quem exagera no exercício físico, buscar treinos mais leves, por exemplo, será necessário. Mas, tudo isso é o médico que vai dizer após uma boa conversa com a sua paciente.

Não tratar a doença pode comprometer a fertilidade, portanto, procure seu médico caso sua menstruação tenha parado completamente por três meses pelo menos.
Em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva a causa mais comum de amenorreia (e de atraso menstrual) é a gravidez.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!