Universo-Jatoba-barriga-negativa1

Alerta vermelho: metrorragia – hemorragia uterina

por Dr. Thomas Moscovitz

O artigo de hoje é sobre um problema que atinge mulheres de todas as idades, principalmente as que estão próximas ou vivendo a menopausa: a metrorragia – também conhecida como hemorragia uterina ou sangramento vaginal.

Matrorragia é o sangramento do útero que ocorre fora do ciclo menstrual. Este tipo de hemorragia pode ocorrer em mulheres de todas as idades, sendo diferente em cada fase da vida. Na infância, por exemplo, é incomum – a causa geralmente se dá por trauma ou introdução de objeto na vagina. Na adolescência, por outro lado, podem ocorrer além de sangramentos excessivos, ciclos menstruais irregulares. Já na fase adulta, são bastante comuns as hemorragias na gestação, infecções, miomas uterinos e pólipos. Em outros casos, a metrorragia é causada também por tumores uterinos ou nos ovários. Porém, na maioria dos casos, a causa desta hemorragia se deve a fatores não malignos.

O principal sintoma da hemorragia uterina é a perda de sangue pela vagina, fora do ciclo menstrual. As características desse período como: o aspecto, a duração e a quantidade, são bem diferentes da de uma menstruação comum. Dependendo da causa, outros sintomas podem se manifestar como sinais de disfunções hormonais variadas. Caso o sangramento seja duradouro e excessivo, a anemia também fara parte dos sintomas.

Para o diagnóstico da metrorragia é feito, entre outras coisas, exames específicos e complementares para definir suas causas, como o Papanicolau, a colposcopia, a biópsia endometrial, a ultrassonografia,  teste de gravidez, de tireoide e coagulograma. Além disso, outros exames laboratoriais como o hemograma, por exemplo, são uteis em caso de infecções e suspeita de anemia, podendo ajudar no diagnostico geral da paciente.

O tratamento da Matrorragia depende das causas da doença. De acordo com cada caso, podem ser prescritos anti-inflamatórios e hormônios. Em casos mais graves, como os de tumores, cirurgias ou até mesmo a retirada do útero podem ser necessárias.

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

 

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!