Ujatoba_agrotoxico

Agrotóxicos nos alimentos: dados que preocupam

por Universo Jatoba

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou, na última terça, um relatório preocupante sobre a presença de agrotóxicos em frutas, legumes e verduras. Entre 2011 e 2012, o número de amostras com substâncias tóxicas além do limite permitido caiu de 36% para 29%, mas ainda preocupa e, segundo a Anvisa, mostra que ainda é preciso investir na formação de produtores rurais e no acompanhamento do uso de agrotóxicos.

Em 2011, foram analisadas 1.628 amostras de alface, arroz, cenoura, feijão, mamão, pepino, pimentão, tomate e uva. Dessas, 589 foram consideradas insatisfatórias, 520 apresentaram algum tipo de agrotóxico proibido; 38 estavam com produtos tóxicos com nível acima do limite autorizado; e 31 amostras tinham resíduos tóxicos de produtos não autorizados para aquela cultura e com níveis de agrotóxico acima do limite.

Já em 2012, foram 1.665 amostras de abacaxi, arroz, cenoura, laranja, maçã, morango e pepino. Neste último ano, 483 delas foram consideradas insatisfatórias, sendo 416 com agrotóxicos não autorizados para a cultura; 40 com substâncias acima do limite permitido e não permitidas para a cultura; e 27 com nível de agrotóxicos acima do permitido.

O estudo faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). O aspecto positivo do Programa é que vem aumentando a capacidade dos órgãos locais em identificar a origem do alimento e permitir que medidas corretivas sejam adotadas.

Clique aqui e consulte todos os detalhes.

Como fugir dos agrotóxicos?

Prefira orgânicos. Confira as dicas e descubra que eles podem não ser tão caros como você pensa:

Saiba onde encontrar uma feira de produtos orgânicos 

Parque em SP tem feira noturna de orgânicos 

Café da manhã orgânico 

Delivery de orgânicos 

Marmitas orgânicas 

Se ainda não dá para comprar orgânicos, confira como higienizar corretamente as frutas, verduras e legumes antes de comer:

Assim que comprar os alimentos, deixe-os em sacos plásticos na geladeira de 2 a 3 horas. Quando eles estão em temperatura ambiente e ficam na água, acabam absorvendo as substâncias.

Passado este tempo, lave-os em água corrente. Em seguida, dilua uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Deixe-os mergulhados na solução por 5 minutos e enxague bem em água corrente.

Pronto! As frutas, as verduras e os legumes estão prontos para o consumo seguro.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!