Ujatoba_gestante

Acabe com a prisão de ventre na gravidez

por Dr. Thomas Moscovitz

Não são poucas as mulheres que sofrem de prisão de ventre durante a gestação, afinal, ela é uma condição normal, assim como os gases. Apesar de ser normal, incomoda. E, se incomoda, a futura mamãe deve procurar meios de aliviar os sintomas.

Beber bastante água e fazer um pouquinho de exercícios todos os dias são atitudes que podem ajudar, assim como ingerir alimentos ricos em fibras como laranja, granola, aveia, massas integrais, espinafre, chuchu e abóbora. Eles ajudam a formar o bolo fecal e, consequentemente, a liberar as fezes. Mas, fique de olho: o consumo diário recomendado pela agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA – FoodandDrug Administration) é de 30 gramas diárias.

É recomendável ingerir mamão papaia e ameixa preta diariamente, sem medo. É aquele tipo de receitinha caseira, mas que funciona; com o mamão, faça uma vitamina com iogurte natural. Além de saboroso, alivia a tensão no intestino.

A água é à vontade. E você pode consumi-la em forma de sopas, sucos ou chás. No entanto, é legal toma-la pura já que é uma bebida com zero caloria e ajuda a gestante a não engordar neste delicado período, em que o corpo pede cuidados especiais.

Se você é daquelas que se esquece de beber água, experimente colocar uma rodela de limão ou laranja numa jarra de água e ir bebendo aos poucos.

Já quanto aos exercícios físicos, tudo vai depender do tamanho de sua barriga. Se ainda estiver pequena, faça os exercícios que já é acostumada. Se já estiver grande, opte por caminhadas leves e alongamentos.

No mais, coma devagar, faça as três principais refeições do dia nos horários certos, evite ingerir muitas massas com farinha, batata ou chocolate e jamais segure se tiver vontade de ir ao banheiro.

De forma alguma utilize qualquer medicamento sem orientação médica. Os supositórios, por exemplo, não possuem uma segurança comprovada cientificamente.

A verdade é que medidas simples e caseiras, como uma alimentação balanceada e uma hidratação correta, podem regularizar a função intestinal, colocando o reloginho pra funcionar proporcionando mais qualidade de vida para a gestante.

 

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!