
Troque lixo reciclável por alimento orgânico
A ideia une a reciclagem com o consumo de alimentos orgânicos. Uma prática incentiva a outra. Já pensou em trocar lixo reciclável por alimentos orgânicos? Esta ação sustentável existe tanto em algumas cidades aqui no Brasil como no México.
Em Jundiaí, no interior de São Paulo, é possível promover a troca através da ação Delícia da Reciclagem. A Unidade de Desenvolvimento Ambiental da cidade cultiva uma horta e a cada semana são colhidos em média 2 mil pés de alface, por exemplo, que podem ser destinados à população mais carente da cidade desde que, em troca, os moradores entreguem o seu lixo reciclável.
As verduras são levadas com o transporte da Prefeitura a atendem aos bairros Jardim Sorocabana, Santa Gertrudes, Vila Nambi, Vila Ana, Jardim Fepasa, Parque Centenário e Jardim São Camilo.
Clique aqui e saiba mais.
Já em Curitiba, no Paraná, funciona o Programa Câmbio Verde que, além de lixo reciclável, troca também óleo animal e vegetal por frutas e verduras. Segundo dados da ação, é preciso juntar 4 kg de lixo para 1 kg de frutas e verduras. No caso do óleo, são 2 litros para cada quilo de alimento.
Para mais informações ou para consultar o calendário com locais e horários das trocas, clique aqui.
A cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, conta com o Troca Solidária desde 2009 e já atende 16 bairros trocando quatro quilos de material reciclável por 1 de alimento. Tudo o que é coletado vai para associações de recicladores da região.
Clique aqui e confira a programação, com dias, locais e horários, para os próximos meses do ano.
A atividade também é um sucesso no México e, por mês, atrai cerca de duas mil pessoas. Lá ocorre uma feira de trocas itinerante e o objetivo e fazer com que as pessoas valorizem o lixo que produzem e descartem corretamente, inclusive resíduos eletrônicos. O produtor local também é valorizado, já que os orgânicos disponíveis são da própria região. E os números são consideráveis: só no último ano, a ação ajudou na coleta de 170 mil toneladas de recicláveis.
Clique aqui e confira mais detalhes.
Vamos torcer para que a ideia se espalhe por mais cidades do Brasil e do mundo.
Gostaram da dica?
Deixar um comentário