Universo-Jatoba-tpm1

TPM e a vontade incontrolável do chocolate

por Dra. Lucyanna Kalluf

Na semana passada, comecei falando da TPM, seus sintomas e de como os alimentos podem ajudar a aliviar sintomas como ansiedade e tensão.

Hoje, continuo o assunto, porém, a ideia é mostrar alguns alimentos que aliviam sintomas como fadiga, dor de cabeça e aquela vontade incontrolável do chocolate.

Além disso, trago mais algumas dicas sobre a importância da desintoxicação nesta fase. Olha só:

PARA QUANDO AS MULHERES TÊM O AUMENTO DE APETITE (COM PREDOMÍNIO DA VONTADE DE CHOCOLATE), FADIGA E DOR DE CABEÇA

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

ÁCIDO LINOLÉICO + GLA (ácido gama linolênico) – ômega 6 ( ácido graxo essencial), precursor da síntese das prostaglandinas (substâncias semelhantes a hormônios), que regula os hormônios sexuais femininos.

Fonte: óleo de prímula

Nas refeições, esses ácidos graxos essenciais podem ser obtidos de certos óleos, como o de girassol, ou extraídos da sardinha, do salmão e dos peixes de água fria em geral. A carência de ácidos graxos essenciais pode acarretar, além da síndrome pré-menstrual, distúrbios como envelhecimento precoce, esclerose múltipla, hiperatividade infantil e hipertensão arterial.

Universo-Jatoba-tpm6

Os ácidos graxos essenciais são fundamentais para o funcionamento do organismo já que ele não pode sintetizá-lo, necessitando de fontes externas para sua obtenção.

TRIPTOFANO: aminoácido precursor da serotonina, responsável pelo aumento desse neurotransmissor no cérebro. Diminui a depressão, ansiedade, insônia e a irritabilidade. Fontes: carnes, ovos , soja, lentilhas, leite.

TIROSINA: aminoácido relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o “pique” e a alegria. Fontes: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.

IMPORTANTE PARA TODOS OS TIPOS DE TPM: DESINTOXICAÇÃO

DICAS

Remover alimentos e bebidas que comumente contém toxinas e alergenos alimentares.

Limitar significativamente o uso de sal, açúcar, laticínios e álcool.

A alimentação deve ser rica em alimentos verdes, vivos, energizantes, detoxificantes, integrais e individualmente adequados.

Beba água e chás (chá branco; cavalinha; dente de leão; e hibiscus)

Frutas e Verduras

Especiarias: Alecrim, Cúrcuma, Gengibre

Oleaginosas: castanha e nozes.

Cereais Integrais, Leguminosas (Soja)

Peixes

Alimentos Orgânicos

Observação: lave verduras abundantemente; descasque frutas e raspe os tubérculos/raízes; compre na época certa de cada alimento; evite alimentos com alto índice de contaminação por agrotóxicos; conheça a fonte dos frutos do mar.

Fotos: Thinkstock

 

Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em  Nutrição e  Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional.  Formação em Antroposofia na Saúde  – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007  do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios  ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.

Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!