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Saiba tudo sobre a chia

por Universo Jatoba

Ela é a queridinha de quem quer perder peso, mas os seus benefícios vão muito além da briga com a balança e proporcionam saúde. Quem quer saber tudo sobre a semente da moda é a leitora Nair Amado Fagundes. Ela é rica em fibras, ômega 3, proteínas, vitaminas e minerais e é considerada pela ciência um alimento completo.

O alto teor de fibras – 100g de chia tem 13,6g de fibras – faz com que ela seja uma ótima opção para os diabéticos, já que diminui a velocidade da absorção dos açúcares e ajuda a manter a glicemia controlada. Além disso, ela melhora o funcionamento do intestino e eleva a sensação de saciedade, pois logo que chega ao estômago, forma um gel que o dilata. Aí está o motivo que faz dela uma companheira inseparável na hora em que o assunto é perda de peso.

Além de antioxidante, a chia é uma excelente fonte de ômega 3 e chega a superar os peixes. O óleo ajuda na absorção de nutrientes e fortalece o sistema neurológico. Ela ainda ajuda na manutenção da saúde cardiovascular, colabora com a diminuição do triglicérides e regula o colesterol.

Se você é atleta, consuma! A chia ainda ajuda a melhorar a resistência e rendimento e acelerar a recuperação muscular depois dos treinos. Ela é fonte de vitaminas do complexo B, que são ótimas para garantir o bom funcionamento do sistema nervoso, e de cálcio, que ajuda a evitar a osteoporose, além de ser uma boa opção para quem tem intolerância à lactose, por exemplo. Quem tem anemia precisa de ferro, certo? Alguns dos alimentos recomendados para solucionar o problema são o espinafre e a beterraba. Mas, a chia mais uma vez saiu na frente, pois possui três vezes mais ferro do que o espinafre.

Ela ainda tem vitamina A, que protege os olhos e a pele, e o potássio, que auxilia no combate às câimbras. Não acabou, não. Tem ainda o manganês, o zinco e o cobre. O primeiro estimula o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo. O segundo, ajuda na formação do colágeno, libera o hormônio do crescimento e melhora a imunidade, o paladar, o olfato e a visão. Já o cobre facilita a absorção do ferro e ajuda na formação da elastina e do colágeno.

Todo mundo pode consumir, inclusive as gestantes. Mas, neste caso, é recomendado fazer tudo com o acompanhamento de um especialista.

Como consumir?

A chia é encontrada sua forma natural, em grãos. Há ainda o óleo, a farinha, os flocos e até cápsulas. Dá para misturar em sucos, compor saladas, enfim, como você preferir. Só não vale exagerar. Ela tem todos esses benefícios, mas é calórica, então, vá com calma. O ideal são 25g por dia, o que equivale a duas colheres de sopa.

Esse é um hábito bom de adquirir. Que tal?

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