Ujatoba_refrigerante

Refrigerantes e a nossa saúde

por Dra. Lucyanna Kalluf

Refrigerante é uma bebida com aroma sintetizado de fruta e gás carbônico, dando o aspecto borbulhante que, quando não é light ou diet, contém também um elevado teor de açúcar. Dentre as variedades de refrigerantes existentes no mercado, os mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, que são ricos em cafeína, também presente em outros alimentos, como chá preto, chá verde, chá mate e chocolate.

Os refrigerantes, em geral, contêm algumas substâncias em grandes quantidades, tais como: acidulantes; corantes; estabilizantes; antioxidantes; ácido fosfórico; açúcar ou adoçante e cafeína.  A cafeína, em diferentes graus, excita o sistema nervoso central e diminui o sono.

Na composição dos refrigerantes do grupo cola, além da cafeína, utiliza-se também o ácido fosfórico. Essa substância pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, atrapalhando o seu crescimento e a sua formação.

Os efeitos do consumo frequente de refrigerantes light estão sendo bastante estudados. O consumo em excesso traz efeitos negativos para o nosso CÉREBRO!!

Pelo excesso de açúcar, tomar muito refrigerante pode causar: cáries, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), gastrite, agravar diabetes e níveis elevados de insulina e  triglicérides sanguíneos

Ainda:

Provoca uma descarga de adrenalina e, quando consumida em doses muito elevadas, pode desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Qual a solução???

Tomar muita água, chás e sucos naturais de frutas com hortaliças!!!!

Suco revitalizante

1 copo de água de coco

1 folha de couve orgânica

5 folhinhas de hortelã

1 maçã

Raspinhas de gengibre

Gotinhas de limão

1 colher de sopa de frutas vermelhas (congeladas)

Bata tudo no liquidificador e, caso queira adoçar os sucos, utilize 1 colher de chá de mel.  

 

Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em  Nutrição e  Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional.  Formação em Antroposofia na Saúde  – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007  do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios  ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.

Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!