Universo_Jatoba_comida_quente

Quatro mitos x verdades sobre alimentação e saúde

por Patricia Ruffo

Provavelmente você já ouviu falar que a vitamina C ou comer algo ajuda a curar um resfriado ou é o melhor remédio para gripe. Embora a alimentação tenha um papel fundamental na saúde, nem sempre esse tipo de dica é realmente eficaz. Neste mês eu trago a lista abaixo, bastante interessante. Baseada em conhecimento científico sobre nutrição e saúde, ela esclarece alguns curiosos mitos populares sobre comida e bem-estar.  Acompanhe:

 

  • Vitamina C ajuda a curar a gripe.

Mito. Há muitas controvérsias aqui, deixando o tema duvidoso. Existem inúmeros estudos que colocam em xeque essa afirmação e que, ao mesmo tempo, atestam o poder da vitamina C em prevenir resfriados principalmente em pessoas sob estresse físico, como atletas maratonistas, por exemplo. De fato, a vitamina C é um antioxidante importante, mas é preciso evitar doses excessivas desse nutriente, já que essa máxima, de que ela é aliada do combate à gripe, está tão enraizada em nossa sociedade. Cuidado com a automedicação.

 

  • Tem que comer para sarar!  

Mito. O importante aqui não é apenas estar alimentado, mas sim nutrido e hidratado corretamente. Ingerir nutrientes adequados contribui para a rápida recuperação, e até mesmo para melhorar a saúde em caso de internação ou tratamento de alguma doença. Ou seja, não se trata apenas de comer mais ou comer qualquer coisa, e sim de comer certo.
A alimentação adequada ajuda em inúmeros aspectos quando estamos doentes e um dos principais pontos de atenção é com a saúde dos nossos músculos, pois quando comprometida ela pode levar a nossa perda de funcionalidade e independência. A nutrição pode contribuir, e muito, para evitar essa perda em pessoas fragilizadas, oferecendo nutrientes que contribuem com a recuperação e o fortalecimento dos músculos.

 

  • Comer uma maçã por dia é receita de saúde.

Verdade. Um estudo interessante realizado na Grã-Bretanha utilizou modelos matemáticos para mostrar que adultos que comiam uma maçã por dia poderiam reduzir o risco de doença cardíaca ou de acidente vascular cerebral. Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que uma maçã por dia reduziu a oxidação sanguínea dos níveis de colesterol ruim (LDL) em 40%. Fica a dica!

 

  • Suco de uva previne infecção estomacal.

Mito. Embora alguns estudos já tenham mostrado que o extrato de semente de uva, o suco de framboesa negra e o suco de romã são capazes de reduzir a eficácia do nonovírus, causador de gastroenterite. Fora dos laboratórios de pesquisa não há ainda evidências concretas de que o suco de uva ou qualquer outro suco previne esse vírus estomacal. Então, a melhor recomendação para evitar esse tipo de infecção ainda é lavar as mãos frequentemente com sabão e água morna.

 

É importante ter em mente que diversos alimentos têm propriedades funcionais, mas somente trazem benefícios quando consumidos em doses certas. Para tratar e prevenir problemas de saúde, o ideal é sempre procurar um médico especialista que possa indicar alimentos e quantidades adequadas.

Patrícia Ruffo é Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott. Formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Doutoranda em Ciência pela Escola Paulista de Medicina, Patrícia possui Mestrado em Ciências pela Faculdade Medicina de São Paulo. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!