universo-jatoba-comida-caseira

Pesquisa: comida caseira é a chave da dieta saudável

por Universo Jatoba

Não tem nada melhor do que comida caseira para manter uma dieta saudável, diz um estudo feito pela “Escola Johns Hopkins Bloomberg de Pesquisa em Saúde Pública”.

Júlia A. Wolfson, estudante de doutorado do “Centro Johns Hopkins para um Futuro Habitável” e autora principal do estudo, afirmou que, quando as pessoas cozinham a maioria de suas refeições em casa, consomem menos carboidratos, menos açúcar e menos gordura do que aqueles que cozinham menos ou não cozinham nunca.

A pesquisa mostrou um resultado bem interessante: as pessoas que cozinham em casa entre seis e sete noites na semana tender a comer menos quando jantam em restaurantes.

Sara Wolfson e Sara N. Bleich, PhD, coautoras do estudo, analisaram as respostas de 9 mil participantes que responderam a um questionário, todos americanos e maiores de 20 anos.

O estudo revelou que 8% dos estudados preparavam o jantar uma vez ou menos por semana. Eles consumiram, em média, 2.301 calorias, 84 gramas de gordura e 135 gramas de açúcar por dia.

Já 48% dos participantes disseram fazer o jantar de seis a sete vezes por semana. Eles consumiam, em média, 2.164 calorias, 81 gramas de gordura e 119 gramas de açúcar por dia.

As responsáveis  pela pesquisa descobriram que as pessoas que cozinham em casa não gostam de comida congelada e tem menos tendência a ir a fast foods quando saem para comer fora.

Apesar do resultado, as pesquisadoras acreditam que não conseguirão convencer quem come fora a cozinhar mais vezes.

“Tempo e percalços financeiros são barreiras importantes contra cozinha saudável, e cozinhar no dia a dia não é fácil para todos. Mas as pessoas que quase não cozinham podem ter aulas de culinária, de elaboração de menu, receber aconselhamento e até aprender a percorrer o supermercado ou a contar calorias nos cardápios dos restaurantes”.

Foto: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!