Universo_Jatoba_pao1

O PÃO NOSSO DE CADA DIA: AS PROPRIEDADES DE 5 TIPOS DE PÃEZINHOS

por Universo Jatoba

Nesse frio, não tem jeito, sempre acabamos comendo um pouco a mais da conta. E aquele pãozinho quentinho é uma delícia, no fim da tarde, acompanhado de um café bem quentinho, não é mesmo? Apesar disso, cuidado para não exagerar! O pão é rico em carboidrato, que consumido em excesso é transformado em gordura pelo corpo.

Atendendo à solicitação da leitora Liliane Locci Lopez, o Universo Jatobá explica qual o melhor tipo de pão para consumo. Em contato com a nutricionista da rede Mundo Verde, Viviane Carvalho, o UJ separou e listou as propriedades e os benefícios dos pãezinhos de cada dia!

A mais recomendada é a versão integral, seja de pão de forma ou francês. Nesse tipo de pão, no lugar da farinha refinada, usa-se a farinha integral, fonte de fibras e outros nutrientes naturalmente presentes no trigo.

Se não aprecia muito do gosto do pão integral, escolha opções com grãos. A linhaça, por exemplo, é ótima para combater a TPM. Já a aveia faz bem para o intestino, enquanto o centeio reduz os riscos de câncer. Mas não se esqueça: não é a quantidade de grãos que torna o pão melhor, e sim a de fibras.

Universo_Jatoba_pao2

1) Pão de forma

Apresenta formato tradicional e geralmente é preparado com farinha de trigo branca. É encontrado também com outros tipos de farinhas, como a de centeio, nas versões light, com acréscimo de sementes, aveia, oleaginosas e outros.

2) Pão integral

Preparado com a farinha de trigo integral e, por isso, apresenta maior teor de fibras, que prolongam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Uma boa opção é ingerir pão integral composto de sementes, oleaginosas ou frutas secas. Para garantir o consumo das fibras, fique atento à lista de ingredientes dos pães, onde o primeiro ingrediente deve ser a farinha de trigo integral.

3) Pão preto

O pão preto tem propriedades semelhantes do pão integral. Se você é diabético, entretanto, não abuse, porque o alimento leva açúcar na composição.

Universo_Jatoba_pao3

4) Pão de farinha branca

A farinha branca é o ingrediente mais comum dos pães. Com ela é preparado o tradicional pão francês. Por conter farinha refinada, o pão à base do ingrediente deve ser consumido com moderação, já que não apresenta benefícios nutricionais.

5) Pão sem glúten

É preparado com farinhas diferentes das tradicionais, como a farinha de arroz, fécula de batata ou de mandioca. Esses pães são recomendados para os celíacos, ou seja, pessoas com intolerância ao glúten, ou para quem segue dieta sem glúten. Apresentam sabores variados, acrescentados com sementes ou frutas secas, por exemplo.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!