Universo-Jatoba-plato0

O efeito platô pode estar detonando a sua dieta. Livre-se dele com essas 3 dicas

por Universo Jatoba

Você tá aí seguindo a dieta à risca, fazendo tudo direitinho e a balança parou de repente? Pode ser ele, o efeito platô! Sabe o que é isso? O efeito platô ocorre quando, após eliminar alguns quilos no início da dieta, a pessoa não emagrece mais e o regime “estaciona”.

O corpo humano aprendeu a armazenar gordura e economizar energia, desacelerando o metabolismo quando a oferta de calorias é insuficiente para o funcionamento correto do corpo.

“A memória genética do ser humano faz isso para que não morramos de fome. O organismo se adapta a redução de calorias, causando o efeito platô, ou seja, mesmo seguindo a dieta corretamente a pessoa não consegue mais emagrecer”, comenta Mohamad Barakat, médico endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia.

Segundo ele, é necessário procurar orientação profissional para ter certeza que está sob o efeito platô. Muitas vezes, a não perda de peso pode ser consequência de uma dieta feita de forma errada ou até problemas hormonais e de saúde. “Cheque quantas calorias você está consumindo, se a alimentação está correta e se não deu escapadas durante o período de reeducação alimentar. Se estiver tudo dentro do programada e, mesmo assim, você não emagrecer, é ideal procurar um médico”, recomenda.

Por não perceber os resultados, a maioria das pessoas costuma desistir e desanimar da dieta.

Confira 3 dicas para evitar e sair do efeito platô:

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!