Ujatoba_acucar_coco

Já ouviu falar do açúcar de coco orgânico?

por Dra. Lucyanna Kalluf

O Açúcar de Coco Orgânico é produzido a partir do líquido das flores da palma de coco, sem agrotóxicos ou aditivos químicos. O açúcar de coco é uma novidade aqui no Brasil, mas já faz parte da culinária do sudeste asiático há muito tempo, especialmente por aqueles que buscam uma alimentação saudável ou por diabéticos. Seu sabor é doce, semelhante ao açúcar mascavo, com um leve toque de caramelo. E atualmente, é considerado o adoçante mais saudável por muitos especialistas na área da nutrição e alimentação saudável.

Benefícios do Açúcar do Coco

Possui baixo índice glicêmico, bem menor do que o açúcar da cana. Isto significa que o açúcar de coco não vira glicose no sangue tão rapidamente, sendo benéfico para dietas.

Fonte de  vitaminas e minerais do complexo B (B1, B2, B3, B6), ferro, zinco, potássio, magnésio, sendo muito mais rico em ferro, magnésio e zinco do que o açúcar mascavo (já conhecido por ser fonte de minerais).

É sustentável: conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo, uma vez que as palmas de Coco, diferentemente das plantas do óleo de palma, reconhecidas por não serem sustentáveis, além de produzirem mais de cem produtos diferentes, requerem menos água e nutrientes e produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar.

Um açúcar que não é processado, adulterado ou filtrado, o açúcar de coco não contém conservante, sendo 100% natural.

Pode ser utilizado como substituto do açúcar branco para adoçar bebidas e alimentos, como sucos, chás, iogurtes, ou para preparar receitas na mesma quantidade do açúcar comum.

Quantidade: até 4 colheres de chá / dia

 

Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em  Nutrição e  Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional.  Formação em Antroposofia na Saúde  – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007  do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios  ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.

Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!