Ujatoba_pipoca

Festa junina: 5 alimentos saudáveis para consumir nos arraiais

por Universo Jatoba

Pipoca, quentão, bolo de milho, arroz-doce, paçoca, canjica… Todas essas guloseimas fazem parte do cardápio de uma festa junina. São tantas perdições! Apenas cem gramas dos alimentos típicos dessa época possuem cerca de 360 calorias, por isso, é importante fazer substituições e optar pela melhor alternativa.

Que tal trocar a salsicha do hot-dog e outros embutidos por carnes frescas? Aposte sempre nos alimentos integrais. Já o milho deve ser consumido cozido, sem muito sal ou manteiga e margarina. Fonte de fibras, o milho ajuda no bom funcionamento intestinal.

Atenção para as quantidades! Porções pequenas são sempre bem-vindas! Não exagere, afinal, esses alimentos são calóricos e aumentam a quantidade de gordura e de açúcar no sangue.

Na barraca de doces, troque o arroz-doce ou o brigadeiro pelos feitos com grãos, como o curau. Dê preferência também aos alimentos oleaginosos, como amendoins e castanhas. E não se esqueça: na hora de adoçar, substituía o açúcar branco pelo mel.

1.Gengibre

Raiz que faz parte da receita do quentão, o gengibre é ótimo, pois auxilia na digestão e é um potente anti-inflamatório. Ouça dicas de como fazer um suco à base de gengibre. 

2. Abóbora

O doce de abóbora é calórico: cem gramas correspondem a mais de 400 calorias. Por isso, que tal usar a abóbora para fazer uma receita salgada? A melhor opção é a abóbora cozida. A hortaliça tem vitaminas A, C e E, além do betacaroteno. O alimento também ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. Se preferir, faça suco de abóbora. 

3. Tapioca

Com a massa de mandioca, a tapioca é uma boa opção para quem não pode ou está fazendo dietas com restrição de glúten. Apesar disso, a massa é pouco nutritiva. A dica é usar e abusar de recheios saudáveis. Opte pelos sabores salgados, como de brócolis, rúcula ou palmito. Se você não abre mão de um doce, faça com geleias de frutas.

4. Amendoim

Rico em vitamina E, o amendoim dá sensação de barriga cheia e é fonte de fibras. Além disso, a leguminosa age impedindo que o colesterol ruim forme placas nas artérias. Por ser calórico, deve ser consumido em pequenas quantidades. Portanto, pode ser ingerido na paçoca e no pé-de-moleque, mas sem exageros! Anote uma receita de bolo de amendoim.

5. Vinho quente

Apesar de conter álcool, a bebida possui propriedades funcionais. Ajuda a evitar doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonoide cuja ação é antioxidante. O vinho tinto também é rico em resveratrol, que ajuda a aumentar o nível de colesterol bom no sangue.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!