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Entenda os perigos do consumo de suplementos vitamínicos

por Universo Jatoba

As vitaminas são micronutrientes essenciais ao organismo, mas tanto a falta como o excesso são prejudiciais ao corpo humano. Cada uma delas têm atividades específicas e, por isso, uma alimentação balanceada é tão importante.

A quantidade necessária varia de acordo com a idade, sexo estado de saúde e atividade física do indivíduo e são classificadas como lipossolúveis (Vitaminas A, D, K e E) e hidrossolúveis (Vitaminas C e as do Complexo B). Além das fontes naturais, caso seja necessário, um especialista pode indicar suplementos ou medicamentos à base de vitaminas.

Os suplementos devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais. Vale alertar que eles podem substituir os alimentos nem serem considerados como dieta exclusiva. Já os medicamentos à base de vitaminas e ou minerais são todos os produtos cuja composição contenha nutrientes acima de 100% da IDR.

As vitaminas hidrossolúveis, como a Vitamina C, por exemplo, quando consumidas em excesso, são eliminadas pela urina, possibilitando a formação de cálculos renais. O excesso das vitaminas lipossolúveis pode apresentar efeitos tóxicos. Por exemplo, a intoxicação por Vitamina A pode levar a manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, queda de cabelos, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tontura e náuseas, cãibras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Pode surgir também a falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos.

No caso da intoxicação por vitamina D, observa-se a hipercalcemia, que favorece o depósito de cálcio nos vasos e ainda a eliminação aumentada de cálcio pela urina que, por sua vez, colabora com a formação de cálculos renais.

Não utilize suplementos sem a orientação de um profissional de saúde.

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