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Dieta Ortomolecular

por Universo Jatoba

A promessa é o fim do “efeito sanfona” e a perda de até 3 quilos por mês! A dieta ortomolecular propõe a retirada dos radicais livres  e metais tóxicos do corpo. Ela equilibra o organismo quanto aos nutrientes, sejam vitaminas ou minerais, e usa os alimentos como remédios através dos seus componentes bioativos.

“O principal benefício é realizar um emagrecimento saudável. Pode ser utilizada também para manutenção do peso”, explica a Doutora Sylvana Braga, que é nutróloga, reumatóloga, fisiatra, especialista em prática ortomolecular e também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”.

Segundo ela, o principal cuidado é a manutenção da alimentação saudável. Antes de começar, é fundamental que haja a consciência dos riscos do excesso de gordura corporal. A boa adesão ao tratamento, a avaliação de doenças pré-existentes, como diabetes, hipotireoidismo e hipertensão arterial, o acompanhamento da queima calórica diária e a avaliação do estado nutricional são outros pontos importantes que devem ser levados em conta! Portanto, procure um especialista.

“A média de perda de peso varia de acordo com  a  idade, sexo, atividade física, atividade de trabalho e taxa metabólica basal. Em geral, é de 2 a 3 quilos por mês”, afirma.

Confiram a sugestão de cardápio da Doutora Sylvana para uma semana da dieta:

Primeiro dia

Café: suco de mamão com laranja

Lanche: 1 fatia de pão diet com geleia diet

Almoço: salada de beterraba/2 colheres de sopa de pinhão refogado/2 colheres de sopa de arroz integral

Lanche: 1 maçã

Jantar: Salada de agrião com tomate e pepino/Sopa de peito de frango com couve e cenoura

Segundo dia

Café: café com 1 fatia de pão integral com cottage

Lanche: 6 lichias

Almoço: salada de chuchu, cenoura e beterraba/Sobrecoxa de frango com páprica picante/2 trouxinhas de repolho com arroz integral

Lanche: refresco de ameixa com água

Jantar: linguado com alcaparras/brócolis na manteiga

Terceiro dia

Café: café com 1 pão integral com queijo de minas

Lanche: gelatina diet

Almoço: salada de rúcula com tomate/Canelone de peito de peru e queijo – 2 rolinhos

Lanche: 2 kiwis

Jantar: salada de alface, acelga e cenoura/hamburguer de soja

Quarto dia

Café: mate batido com pêssego

Lanche: 3 fatias de peito de peru

Almoço: salada de folhas verdes e palmito/2 colheres de sopa de picadinho de carne/2 colheres de sopa purê de mandioquinha.

Lanche: 1 fruta do conde

Jantar: salada de radicchio e pepinos/200g de chester/ 100g de shimeji

Quinto dia

Café: suco de beterraba com água de coco e salsão

Lanche: 1 carambola

Almoço: salada de legumes/arroz com açafrão/lula ensopada

Lanche: gelatina diet

Jantar: peixe assado com salada de tabule

Sexto dia

Café: leite batido com  morangos

Lanche: 1 ameixa

Almoço: salada de agrião com queijo branco/2 fatias de lagarto assado/2 pegadas  de macarrão integral com molho de tomate

Lanche: 1 cacho de uva pequeno

Jantar: sopa de legumes

Sétimo dia

Café: vitamina de leite com maça

Lanche: 2 torradas com geleia

Almoço: salada de alface e tomate/peito de frango com molho de tomate/couve flor gratinada

Lanche: 1 fatia de melancia

Jantar: sopa de frango com legumes verdes

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