3 – Na cozinha

Dicas para prevenir a desnutrição: condição afeta um em cada dois idosos

por Patricia Ruffo

Quando as pessoas ouvem a palavra desnutrição tendem a pensar em crianças subnutridas. No entanto, a desnutrição ou subnutrição pode afetar pessoas de todas as idades, nem sempre sendo fisicamente evidente. Na verdade, até 50% dos pacientes internados em hospitais do mundo estão desnutridos ou em risco de desnutrição. Um recente levantamento realizado com estudos do Brasil e do mundo mostrou que a desnutrição pode piorar o quadro clínico do paciente, bem como aumentar os dias de internação e os custos relacionados ao seu tratamento.

Desnutrição é a falta de nutrição adequada, quando o corpo não recebe os nutrientes certos nas quantidades corretas. O que é necessário ter em mente é que essa condição não ocorre apenas quando o indivíduo come pouco, mas também quando ele come mal, resultando em uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes o que, consequentemente, terá impacto negativo na saúde.

Embora qualquer pessoa possa ficar desnutrida, certos grupos de pessoas têm um risco maior. Idosos, crianças e pessoas doentes são mais propensas à desnutrição devido à perda de apetite e a maior seletividade de alimentos. Um em cada dois idosos corre risco de desnutrição. Além disso, nos hospitais ela é muito comum, já que os pacientes enfrentam doenças, cirurgias e longas recuperações que afetam a saúde nutricional.

A atenção com os idosos deve ser dobrada, pois esse grupo está mais propenso ao risco de quedas e infecções. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar as complicações que a desnutrição pode causar na saúde geral.

Os principais sinais da desnutrição incluem perda de peso não intencional, falta de apetite e adoecimento. Os sintomas podem incluir fatores como cansaço, falta de energia ou força. Uma dica é observar roupas ou alianças mais folgadas – às vezes, esses são pequenos sinais de que alguém está perdendo peso de maneira não intencional e que pode causar desnutrição devido a alguma doença.

Se não for tratada, a desnutrição pode trazer sérias complicações. No hospital, pacientes desnutridos têm um agravamento dos problemas de saúde, como infecções, recuperação mais lenta, maior risco de infecções em áreas de cirurgias e, em geral, maior risco de morte. E o mais alarmante: metade dos pacientes que sofrem quedas em hospitais estão desnutridos6.

DICAS PARA PREVENIR A DESNUTRIÇÃO:

  1. OBSERVE SEU PRATO
    Certifique-se de que está tentando fazer refeições balanceadas que incluam a ingestão correta de proteína, gordura, carboidratos e vitaminas e minerais. Idosos geralmente precisam de mais proteínas para combater a progressão natural da perda muscular causada pelo envelhecimento. Converse com seu médico, ou nutricionista sobre a sua dieta e certifique-se de estar se alimentando corretamente.
  2. OBSERVE SEUS ENTES QUERIDOS
    É importante estar atento se algum deles perdeu peso de forma não intencional ou se está sem energia.
  3. PRIORIZE A NUTRIÇÃO HOSPITALAR
    Se você for hospitalizado, mantenha a nutrição como prioridade e fale com os profissionais de saúde do hospital para garantir que você se mantenha bem nutrido durante sua permanência no hospital e depois da sua alta.

 

Patrícia Ruffo é Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott. Formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Doutoranda em Ciência pela Escola Paulista de Medicina, Patrícia possui Mestrado em Ciências pela Faculdade Medicina de São Paulo.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!