
“Desintoxique” e dê adeus ao cansaço!
Quando falamos em dieta, logo imaginamos que o objetivo principal é a perda de peso. Existe a dieta detox, que ajuda a eliminar de forma natural as toxinas presentes no organismo e, então, a perda de peso passa a ser apenas uma consequência.
Alimentos gordurosos e com conservantes contribuem para o acúmulo de toxinas e podem alterar o funcionamento do organismo, principalmente em órgãos como o fígado, os rins e o intestino. Isso causa cansaço, mau funcionamento do intestino e má digestão.
Alterar alguns hábitos alimentares e ter uma alimentação mais saudável pode ajudar a restaurar o organismo e eliminar boa parte das toxinas.
Veja alguns alimentos que ajudam nesse processo de desintoxicação:
Couve: possui alto teor de clorofila – substância que ajuda a desintoxicar e limpar o organismo, especialmente o intestino.
Arroz integral: contém orizanol, um fitoquímico capaz de reduzir a absorção de gordura pelo organismo. Possui também vitaminas (E e as do complexo B), minerais (fósforo, cálcio, magnésio), que ajudam a regular o metabolismo, e fibras.
Melancia: rica em fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, bata no liquidificador.
Brócolis: contém ácido fólico, que ajuda a eliminar as toxinas do fígado.
Cenoura: a combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo, que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Contém também dois minerais, o silício e o potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.
Limão: é alcalinizante e deixa o ph do sangue menos ácido, ajudando na eliminação de toxinas. Além disso, tem ação depurativa do sangue e é antioxidante das células. Pode ser usado como tempero de saladas e de outros alimentos. Pode também ser utilizado com água diariamente em jejum para desintoxicar o organismo.
Mel: rico em frutose ajuda o equilíbrio entre insulina e glicose no sangue. Melhora a energia, ajuda a diminuir o desejo por doces e pode ser utilizado no lugar do açúcar em pequenas quantidades.
Receita:
Suco energético
– 200 ml de água filtrada
– 1 rodela de gengibre fresco
– 1 fatia de melancia
– 1 folha de couve
– 1/2 cenoura ralada
– 4 folhinhas de hortelã fresca
– 1 colher de chá de mel
Bata tudo no liquidificador, coe e beba.
Fotos: Thinkstock
Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em Nutrição e Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional. Formação em Antroposofia na Saúde – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007 do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.
Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.
Deixar um comentário