Ujatoba_alho

Conheça os benefícios do alho

por Universo Jatoba

O alho é um dos temperos mais utilizados aqui no Brasil. Junto com a cebola, formam um par perfeito. Mas você sabe quais são os benefícios dele para a saúde? O Universo Jatobá foi pesquisar a pedido do leitor Rosny Aryon Conrad. Segundo a Embrapa, o alho veio da Ásia e foi trazido para o Brasil pelos portugueses na época do descobrimento. Os benefícios dos dentes de alho vão muito além da cura de gripes e resfriados…

Ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e C, fósforo e a alicina, que é a responsável por seu sabor forte e característico. Essa substância auxilia o sistema cardíaco, pois diminui a pressão arterial, provoca um relaxamento dos vasos sanguíneos e, com isso, facilita a passagem do sangue. Além disso, a substância ajuda na diminuição do nível de colesterol e triglicérides. O alho reduz a chance de desenvolver infarto, derrame, hipertensão e ainda auxilia na prevenção da diabetes. Além disso, ele tem propriedades antioxidantes e acelera a atividade do sistema de defesa do organismo, deixando-o mais protegido contra infecções.

É recomendado consumir até 2 dentes de alho por dia. Para aproveitar todas as propriedades, o ideal é que ele seja consumido cru, com pedacinhos na salada ou no sanduíche, por exemplo. Uma das substâncias mais importantes do alho, a alicina, perde sua função quando cozida. Outra dica é não retirar a parte do meio dele, pois é ali que se concentra a alicina. Confira duas sugestões para consumir o alho cru e aproveitar todos os benefícios:

Água de alho: Coloque um dente de alho fresco, descascado e amassado em 100 ml de água e deixe de molho de 6 a 8 horas. Assim que acordar, tome a água em jejum.

Para preparar um tempero com azeite de oliva, separe um dente de alho descascado e cortado para 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Misture tudo e adicione sal, se preferir. Esta opção pode ser utilizada como tempero para pratos como saladas e até caldos.

Confira mais algumas dicas:

– Para facilitar o descascamento, deixe os dentes de molho em água até amaciar a casca.

– Não é recomendado guardar o alho com casca na geladeira.

– Quando descascado, o alho deve ser mantido em geladeira dentro de uma vasilha tampada. Nessas condições, pode durar até cinco dias.

– O congelamento não é aconselhável porque prejudica a textura e o sabor.

– Na hora de comprar, opte por bulbos firmes, com a casca, a haste, a base e as raízes bem secas.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Faça como o Rosny e envie para o Universo Jatobá.

Leia também:

Cuidado com o colesterol

Condimentos naturais para substituir o sal na alimentação

Reduza o nível de triglicérides

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!