Ujatoba_berinjela

Conheça os benefícios da berinjela

por Universo Jatoba

Você sabe quais são as propriedades da berinjela? Hoje o Universo Jatobá traz todas elas, além de dicas de conservação e de preparo que vão te ajudar a evitar o desperdício. A berinjela é originária da China e da Índia e pertence à mesma família do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.

Por ter grande quantidade de água, ela é boa para manter o corpo bem hidratado. Quem quer emagrecer, inclua a berinjela no cardápio. Além de rica em fibras, ela tem poucas calorias e contém cálcio, ferro e fósforo e as vitaminas A e B5.

Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada. Confira algumas dicas de acordo com pesquisas da Embrapa:

– Escolha com cuidado e sem apertar, pois eles amassam com facilidade.

– Opte pelos frutos com casca e cálice verde brilhante, cor uniforme e lisa, sem manchas ou amassados.

– Conserve-a com o cabinho até a hora de consumir.

– Ela dura apenas dois dias em temperatura ambiente, a partir de quando começam a murchar. Então, guarde na gaveta maior da geladeira, pois ela chega a durar duas semanas dentro do saquinho.

– Antes de consumir, lave-a em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca.

– Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rápido. Então, elas devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água.

– Salpique sal antes de cozinhá-las no vapor.

Como congelar?

Tem quem prefira congelar. O bom é que como a berinjela dura até 8 meses assim, dá para aproveitar o período de safra. Clique aqui e saiba mais.

Faça o seguinte: lave-a e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por até 4 minutos, no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de micro-ondas por 4 minutos. Escolha como preferir. Em seguida, mergulhe a berinjela na água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque-os dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar.

Para descongelar, use água fervente com sal. Se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.

São diversas maneiras de preparo. A berinjela pode ser usada em saladas, recheada, ao forno, à milanesa, entre outras.

Confira uma receita de antepasto de berinjela:

Ingredientes:

3 berinjelas grandes, 1 pimentão verde, 1 pimentão amarelo , 1 pimentão vermelho e 2 cebolas grandes, todos cortados em tiras.

250 ml de azeite

1 xícara de chá vinagre de vinho tinto

1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço

Orégano e sal a gosto

Arrume em camadas a berinjela, o pimentão e por cima a cebola, em placa de alumínio. Coloque azeite, vinagre, sal e orégano e cubra com papel alumínio.

Leve ao forno, pré-aquecido a 150ºC, por 15 minutos.

Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas , misture e leve novamente ao forno com o papel alumínio por mais ou menos uma hora e meia ou até que a berinjela seque e fique escura.

Espere esfriar e leve à geladeira de 2 a 3 dias e sirva com pão italiano.

Leia também

Benefícios da beterraba

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!