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Conheça os benefícios do caqui

por Dra. Lucyanna Kalluf

Originário da China e muito popular no Japão, o caqui é uma fruta bastante doce e com grandes quantidades de água.

Nome científico: Diospyros kaki L.

Características da planta: O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas. As espécies mais conhecidas da fruta são o caqui-chocolate, que apresenta listras de cor escura em seu interior e é geralmente mais duro e menos doce; e o rama forte, mais doce e mole.

Principais substâncias: vitaminas B1, B2, B6 e C, minerais potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro, taninos, catequinas, fibras.

Utilidades: Rico em fibra dietética e polifenóis, tanino e catequinas. É muito eficaz na eliminação de uma forma muito tóxica do oxigênio molecular que intensifica a malignidade nos tecidos. Por isso, é uma fruta antioxidante e anti-inflamatória, que pode prevenir doenças associadas ao envelhecimento como Parkinson e Alzheimer. As fibras da fruta ajudam na prevenção da constipação intestinal e os minerais previnem câimbras.

Tradicionalmente é indicado para galactogênese, interessante para mulheres com pouca produção de leite materno.

Formas de uso: fruta in natura, sucos, geleia,

Indicações terapêuticas: como antioxidante, em infecções recorrentes, constipação intestinal, doenças inflamatórias, Parkinson, Alzheimer, para aumento para produção de leite materno.

ALIMENTOS SINÉRGICOS

Alimentos ricos em vitamina C: abacate, acerola, banana, camu-camu, laranja, limão, goiaba, kiwi, morango.
Alimentos ricos em potássio: abacate, abacaxi, amora, banana, damasco, uva passa, tâmara, amêndoa, ameixa seca, figo seco, castanha do Pará, melão.
Alimentos ricos em cálcio: abacaxi, amora, brócolis, agrião, alface, aveia, salsa, salsão, beterraba, batata doce, cebola, couve, espinafre, amêndoas, gergelim

Receita de suco laxante de caqui, laranja  e semente de linhaça

Ingredientes

1 caqui

1 laranja

1 colher de sopa de semente de linhaça

Modo de preparo: descasque a laranja e corte em pedaços, tirando as sementes. Lave bem o caqui, corte em pedaços, sem sementes.

Adicione a linhaça e bata no liquidificador.

De preferência, tome o suco com as fibras sem coar.

 

Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em  Nutrição e  Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional.  Formação em Antroposofia na Saúde  – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007  do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios  ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.

Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

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