Ujatoba_organicos

Como saber se o alimento é orgânico?

por Universo Jatoba

Os alimentos orgânicos estão ganhando o mercado. Eles ainda são um pouco mais caros, é verdade, mas são bem mais saudáveis. Agora, como saber se eles são mesmo orgânicos? Essa é a dúvida da leitora Ivonete Leonardo Cabral e o Universo Jatobá explica.

Para quem não sabe, os alimentos orgânicos são aqueles que não usam agrotóxicos ou qualquer interferência física ou química durante o processo de produção. Como é inviável que o consumidor visite as produções para ter certeza, as instituições certificadas criaram um selo. A certificação é feita por empresas cadastradas pelo Mapa – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com informações do Mapa, os produtos vendidos em mercados, supermercados, lojas devem ter o selo federal do SisOrg em seus rótulos, sejam produtos nacionais ou não. Se o produto for vendido a granel deve estar identificado corretamente, por meio de cartaz, etiqueta ou outro meio.

A selagem pode variar, pois existem os orgânicos, que podem ter até 5% de componentes não-orgânicos, e os que contam apenas com alguns ingredientes orgânicos que, para ter o selo, precisam de ao menos 70% de ingredientes orgânicos na composição. Se o produto for exposto sem o selo, será apreendido e a loja será notificada sobre as providências.

Segundo o Ministério, os restaurantes, lanchonetes e hotéis que servem pratos orgânicos ou com ingredientes orgânicos devem manter a disposição dos consumidores a listas dos ingredientes e dos seus fornecedores.

E nas feiras? Neste caso, o Ministério informa que o produtor sem certificação deve apresentar a Declaração de Cadastro, que demonstra que ele está cadastrado junto ao Mapa. Aí, só o produtor, alguém de sua família ou de seu grupo pode estar na barraca, vendendo o produto. Neste caso, ele não pode vender para supermercados, restaurantes e hotéis, por exemplo, só se contar com a certificação.

Para saber onde encontrar a feira de orgânicos mais próxima, clique aqui. 

Se você é produtor e quer regularizar os seus produtos, clique aqui e saiba mais. E você, consumidor, preste atenção aos rótulos. Se ainda não adotou a prática, clique aqui e veja 10 razões para mudar a atitude.

Assim você garante saúde e se torna um consumidor consciente.

Leia também

Tintura de iodo tira os agrotóxicos dos alimentos

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!