Ujatoba_pepino

Benefícios do pepino

por Universo Jatoba

O pepino é super refrescante e ajuda na hidratação do corpo. As propriedades dele são muitas e para provar que vale a pena incluir o vegetal na sua alimentação, o Universo Jatobá traz, além dos benefícios, dicas sobre como comprar e consumir para evitar o desperdício.

Ele é composto por cerca de 90% de água, além das vitaminas A, C, B1, B2 e de sais minerais. O pepino também é rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, e baixo teor calórico, o que faz dele um grande aliado das dietas. O teor de sílica ajuda a fortalecer o sistema conjuntivo e, com isso, faz bem à pele, aos músculos, às unhas e também às articulações. Quem tem diabetes ou colesterol alto também pode e deve inclui-lo no cardápio.

No Brasil é comum encontrar 3 tipos de pepinos: o do tipo aodai, com frutos verde-escuros e casca lisa; o do tipo caipira, com frutos verde-claros, estrias brancas e casca lisa; e o do tipo japonês, com frutos verde-escuros brilhantes, mais finos e alongados, com reentrâncias na casca.

Confira mais algumas dicas de acordo com pesquisa da Embrapa:

- Na hora de escolher, opte pelos sem ferimentos, pois isso compromete a qualidade e reduz a durabilidade.

- Prefira frutos firmes e com casca brilhante.

- Os muito grandes, que já iniciaram o amadurecimento, são recomendados apenas para consumo na forma refogada.

- Os muito pequenos são saborosos, mas murcham mais rapidamente.

- Compre somente quando estiver exposto em gôndolas refrigeradas.

- Quando você compra descascado ou picado, a durabilidade é menor. O mesmo ocorre quando mantido em condição ambiente por muito tempo.

- Na geladeira a durabilidade é de até 1 semana. Armazene no gavetão de baixo em saco plástico perfurado.

- O pepino tipo Aodai deve ser consumido sem a casca, pois ela é de difícil digestão.

Higienização

Caso for consumido cru, é ideal lavar em água corrente e higienizados com uma mistura de 1 litro de água filtrada e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Deixe os frutos de molho por 30 minutos e enxague em seguida em água filtrada.

Além das saladas, o pepino pode ser consumido cozido e recheado, em refogados, sopas quentes ou frias e até para incrementar sanduíches e sucos.

Clique aqui e anote a receita de suco hidratante de pepino.

Se você já consome, parabéns! Se não, tem motivos de sobra para começar agora. Viva com saúde!

Leia também

Tomate e seus benefícios

noyesyes