Ujatoba_beterraba

Benefícios da beterraba

por Universo Jatoba

O sol de rachar em Salvador e a pessoa que vos fala doida pra ficar morena jambo. Antes de partir para a praia, tomo 1 copo de suco de beterraba na esperança de conquistar o bronzeado ativado pelo betacaroteno. Pronto! Cor do verão sem precisar torrar na areia. Fiz este ritual por anos. Mas só mais tarde descobri que a beterraba é uma raiz que tem muitas outras propriedades nutricionais!

Estudo feito pela Associação Americana de Hipertensão conclui que o consumo de beterraba pode reduzir a pressão arterial. Ela é rica em vitamina A, que auxilia no bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico, ácido fólico, que tem relação com a boa formação fetal, e vitamina C, que é antioxidante e faz bem para o sistema imunológico.

Segundo a nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, apesar de ser fonte de açúcar, a beterraba não deve ser excluída da dieta dos diabéticos. “Deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico”, explica.

Além disso, o consumo de beterraba faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e melhorem, então o fluxo de sangue.

Preste atenção na hora da compra: verifique se a beterraba não há rachaduras e manchas, se está com a cor intensa e num tamanho pequeno ou médio. Assim, é possível garantir a melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez.

Anote uma receitinha de suco de beterraba e aproveite todos esses benefícios:

Bata no liquidificador uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coe e beba em seguida.

Leia também

Benefícios da aveia